Siga-nos

Trânsito

Semáforos com problemas pioram congestionamentos na Vila Clementino

Publicado

em

CET admite falhas mas não sabe dizer quando haverá solução definitiva

Buzinaço, trânsito congestionado e uma sensação de incompreensão e insegurança atingindo motoristas e pedestres na movimentada Vila Clementino. Todos os dias, em horários diferentes e sem motivo aparente, de repente o trânsito fica congestionado nos quarteirões entre as ruas Coronel Lisboa, Borges Lagoa, Diogo de Faria e Pedro de Toledo. Em especial nos cruzamentos da Coronel Lisboa com Borges Lagoa e com Diogo de Faria, o semáforo tem apresentado um funcionamento irregular e falho. Em várias ocasiões, abre por apenas dois ou três segundos e fica vermelho novamente.
O trânsito no quarteirão em que o problema ocorre se torna, então, péssimo em poucos minutos. “Outro dia um pedestre quase foi atropelado porque ficou confuso com o tempo de abertura. E o motorista chegou a descer do carro para reclamar com ele”, diz um comerciante. Vale lembrar que o motorista tem obrigação de esperar o pedestre concluir a travessia, mesmo quando o semáforo abre para os veículos.
Mas, da mesma forma que o problema aparece, deixa de acontecer sem prévio aviso e, muitas vezes, quando a equipe da CET chega para o conserto, a situação já está normalizada.
Questionada pelo jornal São Paulo Zona Sul, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) confirmou que já tinha ciência dos problemas na região. “Os semáforos dos cruzamentos da Rua Coronel Lisboa com as ruas Borges Lagoa e Diogo de Faria têm apresentado falhas no sincronismo que afeta toda a rede semafórica do Corredor Borges Lagoa/Pedro de Toledo”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa. A CET alega que, para minimizar os efeitos no trânsito, “técnicos da CET têm vistoriado periodicamente os controladores que apresentam falhas, fazendo o ajuste dos relógios, até que a manutenção corretiva consiga resolver o definitivamente problema. A manutenção é realizada sempre que é constatado falhas nos controladores e há perda de sincronismo”.
A CET informa ainda que, sempre que constatado problema de alteração na programação dos tempos semafóricos, equipes de manutenção são enviadas ao local para efetuar os devidos reparos. Mas, a nota não dá qualquer previsão de solução definitiva nem cita qualquer possibilidade de troca dos equipamentos defeituosos.
A CET tem, em média, 15 equipes atuando por turno em uma cidade dividida em 31 subprefeituras…

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados