Siga-nos

Meio ambiente

Sacolinhas, sacos de lixo e a coleta urbana

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Coleta domiciliar de lixo é coisa séria e responsabilidade compartilhada entre população, iniciativa privada e poder público. Há vários aspectos no serviço que devem ser observados para garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos – do munícipe ao profissional da coleta – e também a agilidade e eficácia.
Um dos aspectos mais importantes é o saco utilizado para acondicionar o lixo e encaminhá-lo – seja para aterros ou para a reciclagem. O saco de lixo preto é o mais adequado para a coleta domiciliar tradicional e o transparente pode ser usado para a coleta seletiva. Vale lembrar que as sacolinhas verdes atualmente distribuídas pelos supermercados não podem ser usadas apra acondicionar lixo.
Mas, é fundamental trabalhar para reduzir a quantidade de lixo doméstico produzida diariamente – mesmo de recicláveis – e isto inclui os próprios sacos e sacolinhas usadas no acondicionamento.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. Só no Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora.
Não é apenas a questão de levar plástico para o aterro sanitário. A sacolinha é um vilão porque cria dificuldade em fazer a acomodação das camadas de resíduos e de solo. Dificulta a estruturação por criar bolsões de ar e desequilibrar o aterro”, afirmou o secretário Wanderley Meira do Nascimento (Verde e Meio Ambiente).
As sacolas plásticas podem nào ser o maior vilão do meio ambiente, mas o consumo excessivo é. As sacolinhas, tão práticas e gratuitas, têm um alto custo ambiental: para sua produção são consumidos petróleo ou gás natural (ambos recursos naturais não-renováveis), água e energia, e liberados efluentes (rejeitos líquidos) e emissões de gases tóxicos e do efeito estufa.
Já os sacos de lixo preto, em sua absoluta maioria, são feitos a partir de plástico já reciclado, representando impacto menor.

 

Reciclagem
É facilitada se materiais são separados e acondicionados em sacos e sacolinhas transparente

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados