Siga-nos

Artigo

Sabesp: 20 anos na NYSE é modelo de sucesso no saneamento

Publicado

em

bolsa nyse

*Por Benedito Braga

O  Novo  Marco  Legal do Saneamento, de 2020, tornou o setor mais aberto e competitivo,  com oportunidades, mas também obrigações e metas claras para as prestadoras de serviço. Essa mudança exige uma evolução de todo o setor não  apenas  na  área  técnica, mas também em estrutura de governança para atrair  os  recursos  privados  e  públicos  necessários aos investimentos demandados.

A  mudança de cenário vem em um contexto que já se desenhava: em função do recorrente  problema  fiscal,  o setor público nacional tem dificuldade de prover em quantidade e regularidade os recursos para que o País dê o salto necessário  com relação ao saneamento. Ou seja, o setor precisa do capital privado  e, consequentemente, da credibilidade que só é possível construir com uma sólida governança corporativa.

  20  anos  a Sabesp dava um passo importante, passando a ser listada na Bolsa  de  Valores  de São Paulo, a B3, antiga Bovespa, e na Bolsa de Nova York   (NYSE).  Isso  representou  um  enorme  desafio  para  a  Companhia desenvolver  sua  governança  de  forma  a atender as rigorosas exigências desses mercados.

Essa  evolução é que permite hoje à Sabesp acessar o crédito privado local e  internacional,  que,  somado  ao  crédito  público, formam a equação de financiamento  da  Companhia,  proporcionando  a  liquidez necessária para cumprir sua função social e de negócios.

No  dia  9/5  estivemos  na  NYSE comemorando o “Sabesp Day”, a celebração desses  20  anos de evolução do relacionamento construído com os atores do mercado  de  capitais.  Um  relacionamento que permitiu à empresa crescer, evoluir  tecnicamente, ampliar e melhorar a prestação de serviços aos seus clientes e à sociedade, atender as demandas dos seus acionistas e credores e  principalmente aumentar o nível de investimentos para a universalização do saneamento no Estado de São Paulo.

Para isso, foi preciso conquistar uma posição sólida e robusta, com adesão e adequação às melhores práticas de governança. Mesmo sendo uma empresa de capital  misto,  a  Sabesp  conseguiu desenvolver essa cultura empresarial para  atrair  capitais  privados e é isso que nos ancora agora para o novo ambiente mais aberto do setor.

  éramos  conhecidos  como  uma  empresa  de excelência técnica e com um grande  número de clientes – somos a terceira maior do mundo nesse quesito –  e  passamos  a ser reconhecidos também pela boa governança. Esse foi um passo  importante  que  nos credencia para o momento atual em que a adoção dos  princípios  ESG é cada vez mais exigida pela sociedade e pelo capital junto às empresas.

Nossa  atuação  é social por definição e temos aprofundado esse escopo com programas como Água Legal e Se Liga na Rede, além de grandes projetos como Tietê,  Onda  Limpa  e  Novo Rio Pinheiros. Nesse último, em menos de três anos  conectamos  cerca de 560 mil imóveis à rede que leva os esgotos para tratamento,  sendo uma boa parte de moradias em área de ocupação irregular com  pessoas  deprimidas  econômica  e  socialmente.  Simultaneamente,  os  córregos afluentes do Pinheiros e o próprio rio vão voltando à vida.

Na  questão  da  sustentabilidade,  temos  investido também no conceito de economia  circular. Com inovação, estamos transformando nossas Estações de Tratamento  de  Esgoto  em  unidades  de  geração de energia. Isso é feito através  dos gases que se originam do tratamento, que são transformados em combustível  para  veículos.  E  também  na geração de energia solar com a instalação de usinas fotovoltaicas nas áreas dessas estações.

Ou  seja,  é  uma  evolução  que  ocorre  em paralelo, firmada nesses três pilares  do  ESG. A boa governança traz a segurança e a credibilidade para atrair os capitais que possibilitam investir na melhoria dos serviços para a  sociedade  e  no  uso mais eficiente dos recursos e regeneração do meio ambiente.  E  a  abertura  ao mercado de capitais foi um passo fundamental nesse processo.

*Benedito Braga é Presidente da Sabesp e Presidente Honorário do Conselho Mundial da Água.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados