Siga-nos

Cultura

Rodas de histórias encantam crianças. De graça!

Publicado

em

Os pais muitas vezes reclamam que os filhos não deixam de mirar um monitor – seja ele da tevê, do videogame, do celular, do computador. Mas, será que estão trabalhando no sentido contrário, ofertando opções diferentes à garotada?
Uma boa ideia pode ser resgatar o hábito de encantar as crianças através de histórias. E nem mesmo é preciso ter o dom de conta-las.
Vários espaços na região contam com uma programação rica em lendas, magias ou até fatos reais com gostinho de aventura único na voz dos contadores.
As bibliotecas municipais eventualmente contam com programação neste sentido, mas vale também ficar atento a outros endereços.
Até em libras
O Centro Cultural São Paulo, nos dias 16,17, 23 e 24/2, Vanessa Meriqui e seus convidados agitarão, com a contação de histórias, a Sala de Leitura Infanto-juvenil falando sobre “Um pouco de tudo”. Haverá histórias de princesas, contos brasileiros, de terror, entre outros temas que prometem divertir as crianças (e os adultos também!). Os encontros acontecem sempre às 14h30 na Sala de Leitura Infanto-juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet. Nos dias 23 e 24/2, haverá interpretação em Libras.
O CCSP fica na Rua Vergueiro, 1000, no Paraíso. A entrada é grátis.
Mário de Andrade e Monteiro Lobato
Diversas atividades (em sua maioria gratuita) em homenagem a Mário de Andrade acontecem no mês de fevereiro e início de março, no Sesc Vila Mariana.
Entre elas, haverá contação de histórias “Será o Benedito!”, livre e gratuita, para crianças, com Amanda Amorim. Será nos dias 16 e 23, sábados, às 15h30, na Praça de Eventos.
Também no Sesc Vila Mariana, a programação infantil do mês prevê o espetáculo Zé Preguiça, Zé Preguiça, dia 16, às 17h, também gratuito e livre na Praça de Eventos.
Com palhaçadas, malabarismos e contação de história, o Grupo Namakaca narra as peripécias de ‘Zé Preguiça’ – um camponês indolente que, ao ser forçado a trabalhar, se envolve em uma série de trapalhadas e situações inusitadas.
A peça infantil é uma infiel adaptação de Lazy Jack, conto folclórico britânico que imortalizou a figura arquetípica do preguiçoso presente em diversas culturas, inclusive no Brasil, onde o escritor Monteiro Lobato criou o emblemático Jeca Tatu, baseado nos caboclos pobres e sossegados do interior paulista.
O Sesc fica na Rua Pelotas, 141 – telefone: 5083-3000.
Com música e dança
As Trapalhadas da Onça, Contos da Natureza e Contos Surpreendentes é um projeto de Contação de Histórias, da atriz e contadora Ana Paula Gonçalves, que pesquisa histórias clássicas, populares e de outras partes do mundo, com o diferencial de sempre manter uma conexão com a cultura popular brasileira, através de músicas, cantos e danças, criando sempre um ambiente prazeroso e de reflexão no momento da contação.
Com duração de 45 minutos, a atividade é livre e gratuita e acontecerá no quintal do Sesc Ipiranga dias 17 e 24/02, domingos, às 16h.
O Sesc fica na Rua Bom Pastor, 822. Fone: 3340-2000.
Histórias e oficinas no Jardim do Museu
Aproveitando o ambiente dos jardins do Museu Lasar Segall, crianças, adolescentes e adultos de todas as idades se reúnem para ouvir as mais diversas histórias.
São histórias clássicas ou contemporâneas, de várias regiões do Brasil e do mundo. O evento ocorre sempre no primeiro domingo do mês, às 15h, com uma hora de duração.
No mesmo dia, às 16h, No ateliê do museu, a garotada ainda pode participar de uma oficina de artes. Adolescentes e adultos também podem participar, experimentando a partir de materiais e técnicas diversas e a cada mês há uma nova proposta com a orientação de uma educadora.
Os visitantes podem participar de ambos ou apenas de um deles. as crianças devem ter no mínimo cinco anos de idade e as menores de 12 anos devem estar acompanhadas de adultos.
O limite máximo de participantes é de 30 pessoas e as inscrições são gratuitas e realizadas na recepção do Museu no mesmo dia da visita a partir das 14h. Sócios da Associação de Amigos podem reservar vagas por telefone.
O Museu fica na Rua Berta, 111 – Vila Mariana. Telefone: 2159-0400.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados