Siga-nos

Educação

Resultado do Enem é aceito em 13 universidades portuguesas

Publicado

em

Desde 2014, os resultados do Enem são aceitos em respeitadas universidades portuguesas. A primeira delas foi a tradicional Universidade de Coimbra, mas desde então várias outras instituições aderiram e atualmente já são 13 universidades que aceitam estudantes brasileiros.
Em geral, as universidades aceitam resultados de anos anteriores e dispensam os brasileiros de exames portugueses. Cada instituição tem uma regra, mas, como no Brasil, há pesos conforme o curso desejado.
A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e integra a lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição. Desses, mais de 2 mil são brasileiros. O Enem é o primeiro exame internacional a ser aceito pela instituição como critério de seleção. A universidade deu prioridade pela alta procura de brasileiros.
configurando-se como o ponto de partida para a realização de novos ajustes interinstitucionais.
Depois da Universidade de Coimbra, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que promove o Enem no Brasil, passou a estabelecer contato próximo com outras instituições de ensino superior em Portugal.
A aproximação facilitou o acesso e a utilização de informações sobre o desempenho de estudantes que prestaram o ENEM como critério de seleção dos estudantes brasileiros.
Vale ressaltar, entretanto, que as universidades públicas portuguesas têm custos anuais que não são bancados pelo governo brasileiro, mas sim pelo próprio estudante interessado.
Outro aspecto importante a observar é que os diplomas obtidos nas universidades portuguesas deverão ser revalidados no Brasil, para o exercício profissional. O processo varia conforme a carreira escolhida e a revalidação está sempre sujeita à legislação brasileira em cada caso. Mas, as instituições portuguesas transmitem todas estas informações e detalhes sobre a revalidação em cada curso aos candidatos brasileiros interessados.
Até agora, foram celebrados convênios com as seguintes universidades portuguesas:
– Universidade de Coimbra (desde 26/05/2014);
– Universidade de Algarve (desde 18/09/2014);
– Instituto Politécnico de Leiria (desde 24/04/2015);
– Instituto Politécnico de Beja (desde 10/07/2015);
– Instituto Politécnico do Porto (desde 26/08/2015);
– Instituto Politécnico de Portalegre (desde 08/10/2015);
– Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (desde 09/11/2015);
– Instituto Politécnico de Coimbra (desde 24/11/2015);
– Universidade de Aveiro (desde 25/11/2015);
– Instituto Politécnico de Guarda (desde 26/11/2015);
– Universidade de Lisboa (desde 27/11/2015);
– Universidade do Porto (desde 09/03/2016);
– Universidade da Madeira (desde 14/03/2016).
Os links para cada uma das universidades está disponível em nosso site: www.jornalzonasul.com.br

Desde 2014, a Universidade de Coimbra aceita resultados do Enem como critério de seleção

Desde 2014, a Universidade de Coimbra aceita resultados do Enem como critério de seleção

Bolsa de estudos para universidades na Holanda

Estudar na Europa pode ser uma realidade e não só através do Enem. O programa Orange Tulip Scholarship Brazil é voltado especialmente a estudantes brasileiros com excelência acadêmica. Todas as bolsas são para cursos ministrados em inglês e, por isso, é preciso ter certificado de proficiência no idioma.
Este ano estão sendo oferecidas mais de oitenta bolsas de estudo exclusivamente para brasileiros, através do programa Orange Tulip Sholarship (OTS Brazil 2017) e as inscrições vão até 1 de abril de 2017. O programa existe desde 2012 e foi implantado pela Nuffic Neso Brazil, em 2012, especialmente para estudantes brasileiros de excelência e com desempenho acadêmico de destaque.
São bolsas (integrais ou parciais) sobre o valor da anuidade (tuition fee), e em alguns casos cobre outros custos (ex.: custos com visto e seguro). Em alguns casos, os beneficios podem atingir até 50.000 Euros em anuidades + ajuda de custo
O programa abrange cursos de bacharelado completo, último ano da graduação, MBA e mestrado completo, em diversas áreas de estudo. Há cursos nas áreas de Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, tecnológicas e Humanas.
As inscrições vão até 1 de abril, mas diferentes universidades podem ter diferentes prazos. Para conhecer a relação completa de universidades participantes, os cursos oferecidos em cada uma e o prazo, confira links em nossa página da internet: www.jornalzonasul.com.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados