Siga-nos

Restaurantes

Restaurantes da região servem “tapas” durante festival

Publicado

em

Amantes de uma boa comida precisam saber – e saborear, claro – tapas espanholas. Quem não sabe o que são precisa descobrir urgentemente. Quem acha que são aperitivos ou entradinhas diversas precisa rever conceitos.
As tapas são tão tipicamente espanholas que fazem parte não apenas da culinária, mas da cultura do país. Sentar-se para comer tapas em um fim de tarde é saber aproveitar a companhia dos amigos ou parceiros, é saber curtir os momentos da vida lentamente, ainda que regados a papos “calientes”.
O Governo da Espanha, para popularizar e tornar mais conhecido este hábito que se espalhou pelo planeta, resolveu criar o Dia Mundial de Tapas, em 22 de outubro.
Aqui em São Paulo, para estender a celebração, foi criada a Tapas Week, com uma série de eventos para celebrar as comidinhas. O festival vai até dia 2 de novembro, feriado na segunda-feira.
Em síntese, as tapas são aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que podem ser alcoólica ou não. Costume secular e rodeado de teorias e lendas de sua real origem, a palavra espanhola tapa (que quer dizer cobrir, tampar) refere-se à função inicial das tapas: um pedaço de pão ou outro alimento usado para cobrir um copo de café para afastar os mosquitos e as moscas.
Durante o evento, os principais restaurantes com especialidades espanholas e mediterrâneas de São Paulo oferecerão um menu degustação de Tapas com o valor fixo de R$ 49,90 (quarenta e nove reais e noventa centavos).
Na região, dois deles estão dentro de hotéis. Anexo ao lobby do Pullman SP Ibirapuera e com atmosfera para lá de inovadora, o Taste IT Food & Lounge vai servir durante a Tapas Week, para almoço e jantar, batatas bravas, pão com tomate e chorizo, pão com tomate e jamon, polvo marinado na trufa servido na latinha; e churros com doce de leite.
Aqueles que quiserem aproveitar o momento do almoço para saborear bons vinhos também podem optar pelo diferencial do restaurante: a Enomatic – que serve diversos rótulos em taças, especialmente selecionados para casa. São quatro opções de rótulos de vinho branco e tinto, que trazem a oportunidade dos clientes experimentarem diversos tipos de vinhos, em uma única ocasião. O local ainda conta com um lindo bar, com drinks para aguçar o paladar, ideal para reunir os amigos em um descontraído happy hour, exposições de arte no confortável e moderno lounge e às quartas, quintas e às sextas-feiras.
Fica na Rua Joinville, 515 – Vila Mariana. Abre todos os dias das 6h30 às 10h30; das 12h às 15h e das 19h às 23h. Telefone: 5088-4045.
Restaurante espanhol
Outra boa pedida é ir conferir as tapas em um restaurante tipicamente espanhol.
Com o conceito de tapas gourmet, o Arola Vintetres, restaurante espanhol de Sergi Arola no 23º andar do Tivoli São Paulo – Mofarrej é outro que participa do festival.
A sequência especial de tapas do Arola Vintetres oferecerá as famosas Batatas bravas Arola, Gaspacho Andaluz com guarnições, Canelones a la Barcelonina com emulsão de trufas, filet mignon com cogumelos e Copa Catalana 2012 – tudo isso pelo valor fixo de R$ 49,90 por pessoa.
Além da alta gastronomia, o restaurante conta com uma carta de vinhos com mais de 750 rótulos e uma completa e variada carta de coquetéis e destilados. Já pelas imponentes paredes envidraçadas aprecia-se uma visão panorâmica das torres da Avenida Paulista, do Parque Trianon e de toda a região dos Jardins.
O Arola Vintetres fica no Tivoli São Paulo – Mofarrej, na Alameda Santos, 1437, 23º andar. Telefone: 3146-5900.
Paellas Pepe
Outra opção é conferir as tapas no restaurante Paellas Pepe , localizado no Ipiranga, em uma residência que ao longo dos anos transformou-se em um restaurante devido a uma tradição da cultura espanhola. O preparo ao vivo e artesanal da Paella do Pepe, sempre realizado por um dos membros da família, tem duração de aproximadamente 2 horas.O tamanho da Paella de cada dia é planejado de acordo com as reservas e recomendamos chegar o quanto antes para acompanhar o preparo e saber as curiosidades. Nas noites de sexta e sábado a casa se transforma em um verdadeiro “Tablao Andaluz”, com show de dança e música típica apresentado pelas melhores escolas de flamenco de São Paulo.
Para o festival terão Tapa de Calabacin, Queso e Tomate; Pintxo de Rape con Gambas; Montadito de fuet con Alioli; Paella del Pepe e Crema Catalana
Fica na Rua Bom Pastor, 1660 – Ipiranga . Telefone: 37987616. Abre de terça à quinta das 19h30 às 23:30, sexta e sábado das 12h às 15h e 19h30 à 00h, domingo das 12h às 17h

 

No Paellas Pepe, até a famosa paella da casa será servida como tapa durante o festival

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados