Siga-nos

Meio ambiente

Resíduos poluentes: como evitar?

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Desde 2001, existe uma regulamentação para que fabricantes de pilhas e baterias façam o recolhimento deste material. Em 2012, a legislação foi aprimorada, para que todo o processo de produção, transporte, venda e descarte deste material seja acompanhado .
As pilhas e baterias preocupam as autoridades porque possuem substâncias como mercúrio, cádmo, chumbo, zinco-manganês e alcalino-manganês, que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Há estudos que mostram que algumas substâncias podem levar à anemia, a problemas neurológicos e ao desenvolvimento de câncer. No meio ambiente, o descarte das pilhas e baterias pode atingir os lençóis freáticos, o solo e a alimentação.
É bastante simples descartar corretamente as pilhas: shopping centers, farmácias, padarias, bancos e outros estabelecimentos costumam ter “papa-pilhas”, que são contâineres apropriados para receber o material de modo a ser encaminhado corretamente.
Apesar de a responsabilidade pelo destino correto das pilhas ser dos fabricantes, muita gente ainda não se conscientizou da importância do descarte correto. Um estudo da da ADEME (Agência Francesa para o Ambiente e o Controle da Energia), 70% das pilhas alcalinas acabam na natureza, no despejo ou incinerada.
O consumidor, além de descartar de forma correta, precisa também pensar em formas de reduzir a quantidade adquirida de pilhas ou baterias, evitando aparelhos e brinquedos que dependam delas ou controlando o uso excessivo de tais dispositivos. Outra atitude correta é recorer às pilhas e bateriais recarregáveis. Uma fabricante multinacional de baterias, desenvolveu um outro estudo que aponta que as pilhas recarregáveis causam impacto 32 vezes menor no meio ambiente.
Ficar atento às embalagens é essencial para todo consumidor preocupado em dar destinação correta ao seu lixo, contribuir para evitar danos ao meio ambiente e ter atitude sustentável.
Nas embalagens e manuais das pilhas e baterias, os fabricantes precisam informar sobre a adaptação às novas regras contidas na norma para o descarte e a reciclagem. O material deve ser descartado em coletas seletivas próprias, que podem ser encontradas em postos de vendas e em fábricas, mas jamais em lixos comuns.
O rigor também existe para o transporte do material, informando sobre os envolvidos no processo e os locais de origem e destino.

 

Pilhas e baterias
Alguns itens não devem ser jogados no lixo comum pois podem prejudicar o meio ambiente

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados