Siga-nos

Meio ambiente

Repassar informações = conscientizar

Publicado

em

Atitude preservacionista inclui formação de novos militantes: do reenvio de emails à divulgação de eventos

Durante as últimas semanas, o jornal SP Zona Sul mostrou que a preservação da natureza começa pela consciência individual.
A cada edição, discutimos cada um dos R’s para uma nova atitude perante a sociedade, de acordo com o Instituto Akatu para o Consumo Consciente. Refletir (qualquer ato causa impactos no planeta), reduzir (evitar desperdícios de alimentos, produtos, energia…), reutilizar (usar até o fim e usar de outra maneira), reciclar (não apenas encaminhando o material para reapoveitamento, mas também comprando artigos reciclados), respeitar (o meio ambiente e as pessoas ao seu redor), reparar (consertando objetos quebrados em vez de comprar novos); e por fim responsabilizar-se pelos impactos bons e ruins de seus atos.
E qual é o oitavo R? Repassar. O cotidiano de pessoas conscientes deve incluir o ato de partilhar informações. Descobriu que um novo produto é feito de acordo com normas rígidas de economia de energia e recursos naturais? Conte aos amigos. Recebeu um email com dados comprovados sobre formas de proteger a natureza, reenvie. Leu uma mensagem nas redes sociais que traz dicas para evitar desperdício de alimentos? Retuíte, compartilhe. Encontrou nas páginas do jornal São Paulo Zona Sul notícias importantes para construir uma nova mentalidade? Recorte, copie, distribua.
Mas, lembre-se do sétimo conceito: responsabilizar-se. Ou seja, não vale passar adiante aquelas correntes com lendas e histórias não comprovadas.
Divulgue também eventos e palestras que discutem a temática da proteção ambiental e consumo consciente, reserve espaço na agenda para conversar com seus filhos sobre um futuro sustentável e economize tempo e recursos naturais valorizando a produção e o consumo local.
A dica do Akatu é que se formem, a casa dia, novos militantes da causa, dispostos a sensibilizar outros consumidores com valores e práticas do consumo consciente. Nem é preciso montar uma entidade, mas é bem viável organizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

 

Converse com as crianças,
forme grupos em família, estimule novos militantes a cada dia

 

 

Prédios e empresas podem implantar caixas de doações

 

O último trimestre do ano é, certamente, o período em que as famílias mais fazem compras: presentes, roupas para festas, decoração e renovação da casa, artigos para viagens… Mas, muitas vezes, outros produtos que estão nos armários e espalhados pelos domicílios ainda estão conservados e em funcionamento. O que fazer?

 

Exército da salvação

A sugestão da semana é repassar informações, compartilhar ideias e atitudes em prol do meio ambiente. O Exército da Salvação tem um projeto neste sentido: que tal implantar uma caixa de doações para roupas e pequenos objetos em seu condomínio? Muitas pessoas deixam de doar objetos ainda em bom estado por não refletirem ou sentirem dificuldade no encaminhamento. A colocação de um recipiente na porta de casa pode facilitar o processo. Por enquanto, o projeto é restrito à zona sul de São Paulo, região onde o Exército tem sua sede nacional, próxima à estação Praça da Árvore do Metrô. Vale lembrar ainda que a entidade agenda, pela internet ou por telefone, doações de grandes volumes e móveis. Anote: www.exercitodoacoes.org.br.  Lá há também formulário para solicitar a caixa de doações. Telefone: 4003-2299.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados