Siga-nos

Cultura

Região tem espetáculos circenses no fim de semana

Publicado

em

Quem acha que a cultura circense faz falta? Quem adora ver números divertidos e cheios de destreza física?Não é todo dia que dá para curtir um espetáculo de circo sem precisar ir muito longe de casa. E de graça!Pois na programação do Circuito São Paulo de Cultura tem, para este fim de semana!
O objetivo do Circuito é justamente estimular a população a participar de espetáculos variados, democratizando o acesso à cultura ao mesmo tempo em que oferece espetáculos de alta qualidade em diferentes endereços.
Para o Teatro João Caetano, endereço da região onde está acontecendo a agenda do Circuito -até ícones da música popular brasileira como Angela RoRo e Wanderlea, que se apresentam nas próximas semanas.
Hoje, dia 17, sexta, tem “Dr. Friky”, O personagem que dá nome ao espetáculo é um cientista charlatão que viaja pelo mundo se apresentando e compartilhando suas poções e truques mágicos com seus espectadores.
A apresentação dura 50 minutos e tem início às 21h, com classificação etária livre.
Neste sábado, 18, tem o espetáculo “SE VIRA NA LONA”. Magia, acrobacia, malabares e humor, a lona esta armada e o circo não pode parar. A dona do circo, que é também apresentadora e acrobata, se desdobra para conseguir fazer as coisas darem certo, com muito swing e jogo de cintura. A apresentação dura 50 minutos, começa às 21h e a classificação etária é de 10 anos.
A companhia de Niño Costrini é outro destaque deste fim de semana. Em “Mundo Costrini” o artista argentino combina humor, números circenses delirantes e destreza física, com uma linguagem universal e forte participação do público. A apresentação, sucesso em inúmeros países, reserva um espaço especial para reflexão disfarçada de brincadeira, tudo para promover a interação entre as gerações. Tem apenas 45 minutos, classificação etária livre e acontece no dia 19/04 – domingo, às 19h, no Teatro João Caetano.
A entrada para qualquer espetáculo é gratuita mas os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa.
Música
Semana que vem, o palco do João Caetano vai receber música: na sexta, 24, tem Léa Freire com Amilton Godoy, às 21h; no sábado, 25, a cantora Claudya; também às 21h. E no domingo, 26, às 19h, Angela Ro Ro. Mais informações na próxima edição.
O Teatro João Caetano fica na Rua Borges Lagoa, 650, perto da estação Santa Cruz do Metrô (atrás do Hospital São Paulo), na Vila Clementino. Telefones 5573-3774 e 5549-1744.

 

 

Bienal do grafiti começa hoje, 17, no Ibirapuera

A Street Art, como o próprio nome já insinua, é a arte feita da forma mais democrática possível – espalhada pelas ruas da cidade para que todos possam apreciar, para deixar o ambiente urbano mais humano, criativo e interessante. Está ganhando força no mundo todo e em grandes metrópoles como São Paulo ganha o especial charme de trazer mais cor a um ambiente cinza de concreto e asfalto, além de garantir mais vida a uma cidade em que tanta coisa é proibida…
Agora, vários dos artistas responsáveis por esta arte estarão reunidos em um só pavilhão. Começa hoje, dia 17, a 3ª edição da Bienal Internacional do Grafite, desta vez no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Ibirapuera.
Para se ter ideia da força desta forma de arte até pouco tempo bastante marginalizada – e que ainda hoje ganha olhares contorcidos de alguns, a Bienal foi a exposição mais visitada de 2013, quando ainda era incipiente e realizada no Mube.
Agora, pouco tempo depois de o corredor norte-sul ter ganhado polêmicos murais de grafite, o diretor do Museu da Cidade Afonso Luz decidiu abrir as portas do Pavilhão das Culturas Brasileiras, em um endereço nobre e bastante visitado como é o Parque do Ibirapuera, para garantir um espaço ainda mais rico.
Estarão expostos ali os trabalhos de mais de 60 artistas de destaque na street art contemporânea – não só brasileiros, mas vindos dos mais diversos cantos do mundo. “A mostra traça uma trajetória que vem desde o início da cultura do graffiti, em Nova York, e reúne diversas gerações de artistas, todos de alto nível técnico, sejam nomes consagrados ou novos talentos”, conta o curador Binho Ribeiro.
Haverá murais e quadros pintados com spray, estêncil e pincéis, mas também obras em outros formatos, como instalações, esculturas e vídeoarte. Até um ônibus está nos planos. O Pavilhão das Culturas Brasileiras é um prédio de 11 mil metros quadrados, projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950, e que agora retoma suas atividades após obras de manutenção e restauro do prédio.
Histórico da Bienal
A Bienal Internacional do Grafite teve sua primeira edição em setembro de 2010, fruto de uma compilação de seis edições do inédito projeto de arte urbana Graffiti Fine Art, criado por Renata Junqueira e Binho Ribeiro.
A primeira e segunda edições aconteceram no Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE, em suas imensas colunas desenhadas por Paulo Mendes da Rocha. Com o amadurecimento do evento, crescimento em número de artistas e formato das obras, a Bienal foi levada ao Pavilhão das Culturas Brasileiras.
A 3ª Bienal Internacional Grafite Fine Art acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras, que tem entrada pela Rua Pedro Álvares Cabral, no Parque do Ibirapuera. Abre ao público de 18/04 a 19/05: terças das 10h às 21h, quarta a domingo das 10h às 18h. Grátis.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados