Siga-nos

Restaurantes

Região mantém redutos de boa comida italiana, para saborear massas e carnes

Publicado

em

Houve um tempo que a gastronomia na cidade de São Paulo era sinônimo de cantinas italianas. Embora algumas resistam, especialmente no bairro tradicional do Bexiga, é inegável que perderam espaço. Será que muitos paulistanos não sentem falta de comer uma bela macarronada, antecedida por bruschetas? Do clima amistoso e familiar das cantinas?
A verdade é que há muitas opções e modismos em gastronomia, mas há sempre espaço para a nostalgia. E como ela é saborosa, em se tratando de um bom espaguete à bolonhesa (ou, spaghetti bolognesa).
Na região, as “cantinas” com aquele aspecto tradicional, praticamente não existem. Um reduto assim é a “Il Sogno di Anarello”, comandanda pelo tradicionalíssimo Giovanni Bruno, há mais de três décadas no ramo.
Ele pessoalmente passa pelas mesas, conversa com os clientes e sugere pratos que vão das massas às carnes. Saladas, torradas e bruschettas são igualmente maravilhosas.
A decoração, o clima e o atendimento também remontam às tradicionais cantinas paulistanas.
Só que, quem pensa em experimentar uma pasta por ali num típico almoço de domingo pode se decepcionar. A casa só abre para o jantar, e ainda assim de segunda a sexta, entre 19h e meia noite.
Fica na Rua Il Sogno Di Anarello, 58, uma pequena travessa entre as ruas Pelotas e Caravelas – Vila Mariana. Telefone: 5575 4266.
Já para quem curte o ritmo mais moderno, os horários elásticos de um shopping center, mas querem fugir de praças de alimentação, a dica é conhecer o La Pasta Gialla.
Apesar de ficar dentro do Shopping Plaza Sul, junto à praça de alimentação, o restaurante tem salão próprio, com decoração de uma pequena cantina italiana.
A casa oferece risotos muito caprichados, feitos segundo as receitas do renomado chef Sergio Arno. Há também massas e uma variedade de pratos de peixes, carnes, saladas e sanduíches. Durante o almoço, a casa oferece uma sugestão de prato do dia, com preço fixo por pessoa, incluindo entrada, prato principal e sobremesa, sempre variado e acompanhando o clima.
As massas secas, como spaghetti, tagliatelli, papardelli, paglia e fieno, assim coo as massas recheadas e frescas ficam ótimas acompanhadas pelos diversificados molhos elaborados na casa.
Fica na Praça Leonor Kaupa, 100 – Loja 333 (shopping Plaza Sul). Telefone: 5058-6083. Abre de segunda, terça, quarta, quinta e domingo; das 12h – 22h; sexta e sábado das 12h – 22h30.
Para quem é fã de comida italiana, vale ainda conhecer uma alternativa diferente destas duas casas. O Zino Adega e Restaurante, como já indica o nome, aposta não só em um cardápio de forte inspiração italiana como também em uma completa e caprichada adega.
A casa tem toques contemporâneos no cardápio, especialmente na cobertura das bruschetas, em quiches acompanhados de saladas e nas carnes oferecidas. Mas, garante uma pitada deliciosa de tradição não só na lista de massas oferecidas, como no fato de oferecer o spaghetti bolognesa somente no almoço dos domingos!
Entre as porções de bruschettes, com seis unidades, experimente a de queijo pecorino (de cabra) com alecrim e mel. Outra alternativa é a de presunto cru e figo. Os amantes dos sabores típicos talvez prefiram a de tomate com manjericão, mesmo…
Entre os risotos, outra pedida interessante é o que leva o nome da casa: o risoto zino varia e o cliente pode perguntar diariamente qual é a formulação do prato.
Fica na Rua Joaquim Távora, 1317 – Vila Mariana. Telefone: 5082 4308. Abre de segunda a quinta, das 12h à meia-noite. Sextas e sábados vai até 00h30 e domingos fecha mais cedo, às 22h.

 

Comer um bom espaguete a bolonhesa é coisa que nunca sai de moda em São Paulo. Apesar de as cantinas , atualmente, dividirem as atenções gastronômicas na capital, sempre mantêm fãs. Na região, há opções bem diferentes – e todas merecem ser conferidas

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados