Siga-nos

Sem categoria

Região já se movimenta pela Copa

Publicado

em

É bem verdade que a decoração começou tímida. Mas, esta semana, o verde-amarelo parece ter começado a se espalhar pelo comércio, casas, carros na região.
Bandeiras indicam que o amor ao país e ao futebol devem falar mais alto. Mais do que isso: os corações sobressaltados em acompanhar as partidas de futebol sentem que a Copa do Mundo no Brasil é uma possibilidade de aumentar a autoestima do brasileiro, uma maneira de fomentar o turismo futuro e, ao mesmo tempo, de entender que a discussão dos problemas nacionais não é afetada pela Copa.
A Copa deixará um novo e moderno estádio para a cidade, obras de mobilidade federais, estaduais e municipais. Mesmo aquelas que não foram concluídas, estão em ritmo acelerado e serão benéficas para o Estado todo, para o país. E a verba destinada a estas obras não resolveria questões de Saúde ou Educação. Para se ter uma ideia, enquanto os gastos em sete anos para a Copa totalizaram R$ 25 bilhões, os investimentos em saúde e educação giram em torno de 200 bilhões por ano.
Para citar alguns exemplos, o Aeroporto de Guarulhos teve um terceiro e moderno terminal construído, as Linhas 5 – Lilás e 17 – Ouro estão avançadas, há novos viadutos e mudanças estruturais na região de Itaquera… Até investimentos na Central de Operações da Polícia Militar foram feitas,. O porto de Santos também está sendo modernizado.
Assim, muita gente já percebeu que é hora de valorizar o próprio país, curtir o evento mundial, receber bem turistas, valorizar o esporte e torcer pela seleção com a mesma garra que se quer um país melhor.
Lojas, restaurantes, bares, padarias já estão recobertas de verde e amarelo.
O comércio está apostando que nos próximos dias será acelerada a venda de bandeiras, enfeites, buzinas, apitos e vuvuzelas entre outros artigos para torcer pelo país. Lojas de corredores comerciais como a Domingos de Moraes e a Avenida Jabaquara estão repletas de objetos para quem quer enfeitar a casa e demonstrar amor pelo país e valorizar o esporte nacional.
Os shopping centers da região – Plaza Sul, Metrô Santa Cruz, Pátio Higienópolis e Ibirapuera – estão todos decorados, com promoções e decoração temáticas.
Os bares e restaurantes estão investindo em telões, bandeiras e muito verde-amarelo para que a torcida aconteça ali e seja animada: vários pretendem exibir os jogos e os bares abrirão até mais cedo, já que os jogos da seleção brasileira acontecem por volta de 16h ou 17h. Uma das padarias mais tradicionais da região, a Ceci (veja foto acima), mudou toda sua decoração, homenageou os países participantes com exposição de bandeiras, vestiu os funcionários com a camisa da seleção e ainda criou delícias em verde e amarelo
A decoração de casas e condomínios está mais tímida, mas em várias ruas da região já se veem pinturas especiais e bandeiras tremulando.
Nas próximas semanas, o jornal São Paulo Zona Sul vai acompanhar a movimentação do comércio, dar dicas para os torcedores mais apaixonados, indicar passeios e endereços para assisitir aos jogos
Vamos falar também de nossos adversários e das diversas formas de representação deles na região. De restaurantes típicos de diferentes culinárias mundiais a agremiações que representam comunidades de descendentes dos diversos países participantes, que terão que dividir o coração entre Brasil e seu país de origem!
E, claro, vamos acompanhar os jogos da seleção e seus resultados, indicando as diversas possibilidades de enfrentamento nas próximas fases.
Lutar por um Brasil melhor não impede a torcida por uma seleção campeã e que encha de orgulho os brasileiros.
Rumo ao Hexa!

 

Até a padaria resoveu investir em homenagem ao Brasil e à Copa. Lá, clientes encontram tabelas para acompanhar os jogos, marcando os resultados e torcendo pelo avanço da seleção brasileira

 

 

São Paulo terá feriado na abertura da Copa, 12 de junho

Já era praticamente certo, mas foi publicado no último sábado, em Diário Oficial, a sanção do prefeito Fernando Haddad ao projeto que declara feriado o dia 12 de junho, quando será realizada a abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, em Itaquera. A Lei Municipal 15.996 foi aprovada na semana passada pela Câmara Municipal, com emendas que alteraram o texto original do Executivo.
Por considerar que a medida prejudicaria a economia da cidade, os vereadores excluíram do feriado as seguintes atividades: comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais, shopping centers, galerias, estabelecimentos culturais, pontos turísticos, empresas na área de turismo, hotéis e empresas jornalísticas. Esses estabelecimentos funcionarão normalmente, exceto por decisão individual de cada empresa em liberar os funcionários, já que no dia 12, além de haver a abertura da Copa, será também a estreia da seleção brasileira no campeonato, contra a Croácia, às 17h. Ou seja, nestes setores, haverá o chamado “ponto facultativo”.
O PL também mantém o funcionamento das “unidades públicas municipais cujas atividades não possam sofrer solução de continuidade, podendo, nas demais, a critério dos titulares dos respectivos órgãos, ser instituído regime de plantão, nos casos julgados necessários”. (Da Redação)
A lei sancionada também acabou não declarando ponto facultativo nos demais dias de jogo em São Paulo. O projeto enviado pelo Executivo dava autorização ao prefeito para fazer isso, mas o texto aprovado em plenário retirou a prerrogativa. Ainda assim, bancos e outros estabelecimentos devem optar por dispensa parcial de seus funcionários não em dias de partidas na cidade, mas sim em dias de jogos do Brasil. Na primeira fase, haverá jogos do Brasil no dia 17, contra o México, às 16h, e no dia 23, contra Camarões, às 17h.
“Desta forma, não vai onerar o comerciante, que teria que pagar hora extra para os seus funcionários”, explicou o líder da bancada do PT na Câmara, vereador Alfredinho (PT). A emenda teve aprovação da oposição: “Estamos falando também do pequeno empresário. Esse valor [pagamento de horas extras] vai acabar sendo repassado para a população”, defendeu o vereador Floriano Pesaro (PSDB).
Na justificativa da proposta, o prefeito Fernando Haddad afirma que é “fundamental garantir a redução expressiva do trânsito, impedindo eventual colapso do sistema viário, descongestionando o transporte público rodoviário e a rede metroferroviária”.
O projeto teve aprovação de 28 vereadores contra 13.
Além da abertura da Copa, a cidade ainda vai contar com outros dois feriados que coincidiram com dias de jogos pela Copa na Arena Corinthians. No dia 19/6, quinta-feira, Corpus Christi, quando acontecerá o jogo Uruguai x Inglaterra, às 16h e dia 09/07, Movimento Constitucionalista, com jogo pelas semifinais, às 17hs.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados