Siga-nos

Transporte

Região ganha novas faixas exclusivas de ônibus

Publicado

em

Depois da Avenida Engenheiro George Corbisier, esta semana foi a vez da Armando Arruda Pereira, ganhar faixas esxclusivas de ônibus. São 5,2 km entre entre as avenidas Engº George Corbisier e Assembléia, implantados na última segunda-feira, dia 28. A pista da direita será de uso exclusivo dos ônibus de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e aos sábados das 6 às 14 horas, em ambos os sentidos. Foram usadas 200 placas de trânsito e 2.000 m² de sinalização horizontal na avenida. Vale lembrar que a Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira já dispõe de um Corredor de Ônibus Metropolitano segregado no centro da via, desde a Praça José Conceição Meireles até Diadema, ligando o Terminal Jabaquara ao Terminal Metropolitano de Diadema.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ali circulam 21 linhas de ônibus municipais, transportando em média 217 mil passageiros por dia útil, com frequência de 134 ônibus/hora nos horários de picos. A CET ainda diz que a ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 11/11, a fiscalização será intensificada.

Com mais esta faixa, a malha de pistas exclusivas para ônibus implantados apenas este ano chega a 243,4 km em toda a cidade. Segundo a Secretaria de Transportes, serão 300 Km até dezembro, ultrapassando a meta inicialmente prevista de 220 km, já alcançada no início de outubro.

Na região, ainda haverá pista exclusiva na R. Vergueiro / Av. Prof. Noé Azevedo e na  Avenida Lins de Vasconcelos, entre outros.

Segundo a CET, medições mostraram o aumento da velocidade média dos ônibus. O aumento médio foi de 48,1%, ou seja, de 13,8 Km/h para 20,4 Km/h. “As calibragens ainda estão sendo feitas. Se levarmos em consideração os dados estatísticos, podemos dizer que o aumento da velocidade foi extremamente satisfatório. Mas o nosso objetivo é manter a velocidade dos coletivos sempre acima da nossa média referencial. Por isso estamos intensificando o trabalho nos locais onde a performance ficou abaixo de 20 Km/h”, explicou o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, em entrevista coletiva esta semana.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados