Siga-nos

Cultura

Reformados, espaços culturais da região merecem visitas

Publicado

em

Dois espaços culturais recém-reformados merecem ser visitados pelo público, em bairros vizinhos. Um deles é o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, no Ipiranga, que passou quatro anos fechado e reabriu recentemente. O outro é municipal: o Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro.
No Museu, que abria uma das maiores coleções da fauna brasileira, está em cartaz a mostra “Biodiversidade – Conhecer para Preservar”, que dá maior visibilidade à biodiversidade brasileira e suas questões. A exposição começa com a explicação do conceito de biodiversidade. O Brasil abriga 20% das espécies de todo o planeta. Logo no hall de entrada, um aparato coloca várias aves, roedores, répteis, macacos e veados em convivência com borboletas, moluscos e besouros.
Quem quiser conhecer a mostra, que é gratuita, pode ir até o museu de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h, na Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga. Tel.: 2065-8100. De quarta a domingo, das 10h às 17h.
Teatro
O Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró foi reaberto na semana passada, totalmente modernizado, após reforma que instalou nova iluminação, melhorou a acústica e possibilitou acessibilidade total a pessoas com deficiência. O Teatro existe desde 1957.
Ao longo de 2015 e 2016, estão programados eventos do projeto Municipal na Cidade, com destaque para os concertos matinais da Orquestra Experimental de Repertório, que se apresentará no teatro no terceiro domingo de cada mês, às 11h. A programação de reabertura conta também com peças de teatro, espetáculos infantis, dança, circo e música popular brasileira. De 2 a 11 de outubro, está em cartaz o espetáculo Tirando os Pés do Chão, que conta o encontro atordoante que o amor nos coloca, e retrata diversas histórias que nos tiram os pés do chão.
O teatro tem a segunda maior plateia entre os equipamentos municipais, com 476 lugares, incluindo espaços reservados e adaptados para pessoas com deficiência e obesos. No total, o teatro tem 2,6 mil metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 14,4 milhões. Nas obras, foram reformados todos os camarins e instaladas varandas em estrutura metálica de cenotecnia. Os espetáculos serão também favorecidos com o novo isolamento acústico em todas as paredes e teto do palco e plateia.
Na área do proscênio foi instalado um elevador de palco, equipamento que permite apresentações de ópera, por criar um fosso para a orquestra. A plateia foi completamente remodelada, com a criação de rampas acessíveis. O teatro recebeu ar condicionado e sistema de prevenção e combate a incêndios.
A praça localizada em frente ao teatro também foi remodelada, com a instalação de fonte interativa. O Paulo Eiró fica na Av. Adolfo Pinheiro, nº 765- Santo Amaro. Telefones: 5686-8440 / 5546-0449

 

Acima, o Teatro Paulo Eiró e abaixo o Museu de Zoologia

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados