Siga-nos

Meio ambiente

Reforma da Umapaz atrasa, mas cursos continuam

Publicado

em

Prédio no Ibirapuera está sendo adaptado para ser acessível e sustentável. 

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz (Umapaz) fomenta práticas ambientais corretas, discute ações sustentáveis, dissemina informações de preservação da natureza e conscientização humana para convivência saudável e pacífica. Toda a programação acontecia em um prédio bem ambientado no maior parque da cidade – o Ibirapuera – porém em um prédio inadequado e incoerente com as ideias transmitidas.

Por isso, desde o ano passado a casa está em obras, para transformar a sede em espaço mais confortável e ambientalmente correto.
Enquanto isso, as atividades estão sendo promovidas em endereços provisórios, como a sede da escola de Astrofísica, também dentro do Parque Ibirapuera.
A primeira previsão era de que as obras se estenderiam até agosto de 2012. Depois foi anunciado o mês de dezembro para conclusão.
Parte do prédio foi entregue apenas em abril e o restante deveria ter ficado pronto em agosto. Entretanto, segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, ainda faltam alguns ajustes.
A pasta não define data exata, mas garante que a conclusão ocorrerá em breve.
Reforma
A ideia da transformação no prédio é torná-lo mais adequado às atividades de convivência normalmente promovidas ali.
Desenvolvido por dois professores da Umapaz e por um escritório de arquitetura, o novo projeto pretende tornar a cinquentenária exemplar no que diz respeito a preservação ambiental e sustentabilidade.
Estavam prometidas soluções para esgoto, água e energia. De acordo com o O Instituto Paulo Viriato Corrêa da Costa, OSCIP que coordena a obra, a reforma prevê, por exemplo, todo o circuito de captação, tratamento e aproveitamento de água da chuva, de modo que os alunos aprendam com o próprio sistema do prédio.
Os ambientes estão sendo igualmente adaptados. A Umapaz conta com dois auditórios; um com 200 e outro com 150 lugares, duas salas de aula com 50 lugares cada uma, uma sala de atendimento de grupos de crianças com 40 lugares, um salão de exposição, uma biblioteca com sala de leitura, além dos ambientes de trabalho técnico e de apoio logístico.
Os cursos permanecerão sendo informados também pelo mailing da Umapaz, pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz e pelo blog http://blogumapaz.blogspot. com. Quem não estiver recebendo a programação pelo mailing, pode atualizar seu e-mail escrevendo para umapaz@prefeitura.sp.gov.br.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados