Siga-nos

Meio ambiente

Reciclagem: cada vez mais fácil participar

Publicado

em

Na maioria das ruas da região, caminhões da coleta seletiva passam duas vezes por semana para recolher materiais recicláveis limpos

Dos 96 distritos paulistanos, 86 já contam com coleta seletiva. Destes, 46 de forma universal, ou seja, o caminhão que recolhe material reciclável passa em todas as vias pelo menos uma vez por semana. Em muitas delas, o serviço já acontece duas vezes a cada semana. Descobrir a data e horário em que o caminhão passa em cada rua é igualmente bastante simples: entre em contato com o Disque Limpeza 0800.7777156 ou com a Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156.
Para quem mora nas zonas sul e leste da cidade, basta visitar o site da concessionária Ecourbis Ambiental – www.ecourbis.com.br – ou telefonar para 800 772-7979.
Para quem mora fora da área atendida pela coleta seletiva, também há possibilidade de contribuir: basta levar os materiais recicláveis até um Ecoponto. Há 88 oito deles em operação na cidade, com funcionamento de segunda à sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. A lista de endereços também pode ser obtida pelo Disque Limpeza.
Em Santo Amaro, Zona Sul da capital, uma central mecanizada de triagem de recicláveis agiliza e garante o encaminhamento ideal para que resíduos de plástico, metal, papel ou vidro possam voltar a ter uso.
Dessa forma, a capacidade de separação dos materiais triplicou. Mas a realidade é que a participação da população ainda está abaixo do esperado e as centrais recebem volumes inferiores à quantidade que estão preparadas para triar.
A meta da Prefeitura é, até 2016, ampliar ainda mais a capacidade de triagem de materiais recicláveis, inclusive expandindo a coleta seletiva para os 96 distritos da cidade.
Para o morador, o único trabalho é ir separando os materiais recicláveis ao longo da semana, embalar em sacolas (que podem ser as sacolinhas verdes distribuídas por supermercados) e colocar em via pública na data e horário da coleta em sua rua.
Em geral, todas as embalagens podem ser encaminhadas para reciclagem: caixas de papelão de todos os tipos (bonbons, café, cereais, sapatos, presentes), embalagens longa vida (sucos, leite etc), sacos plásticos (de produtos alimentícios, de higiene), metálicas (tanto de alumínio, como as em que embalam refrigerantes e sucos, como as de produtos enlatados, produzidas com ferro). Há ainda diferentes tipos de plástico: garrafas pet, embalagens de xampus e produtos de limpeza, potes diversos…
Para encaminhar este material à coleta seletiva, não é preciso fazer a separação por tipo: é possível misturar papéis, plásticos, metais…
A dica é lavar bem o material plástico e os vidros para que não restem sobras dos produtos, o que pode inviabilizar o reaproveitamento do material. O papel também deve estar limpo e seco. Os metais devem preferencialmente ser amassados ou prensados para facilitar o transporte e armazenamento.
Não podem ser reciclados itens como cerâmica (pratos e canecas quebrados, por exemplo), Vidros pirex e similares; acrílico; papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura; fotografias; espelhos; lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias de celular (que devem ser devolvidos ao fabricante); fitas e etiquetas adesivas.

 

Central Mecanizada
Aumentou capacidade de separação de recicláveis na cidade

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados