Siga-nos

Artigo

Quer melhorar a tontura e a falta de equilíbrio?

Publicado

em

A queixa de tontura e falta equilíbrio são muito comuns e podem ser causadas por diversas condições. Existem três pilares no nosso organismo que são responsáveis pelo equilíbrio: os labirintos, que são sensores que temos em nossos ouvidos e informam a posição da cabeça no espaço; os receptores, localizados nos músculos e nas articulações, que fazem a análise da posição de todas as partes do corpo; e a visão, que traz as imagens do meio externo e contribuem para o sentido de orientação.
O envelhecimento leva a um desgaste natural destas estruturas, mas doenças como catarata, parkinson, problemas neurológicos, diabetes, artroses, AVC, etc, também podem comprometer o funcionamento do sistema de equilíbrio corporal, causando tonturas, mal estar, além de contribuir muito para o risco de quedas.
Uma das formas de tratamento adequado inclui um programa de exercícios para reduzir os sintomas do desequilíbrio e da tontura, também chamada de reabilitação vestibular.
Os exercícios visam a coordenar os movimentos de cabeça e olhos; estimular o sintoma da tontura para desta forma desensibilizar o sistema vestibular; melhorar as habilidades para manter o equilibrio e o caminhar; além de melhorar a resistência muscular.
Se vc já procurou um médico e fez uma investigação das causas que levam ao distúrbio, o que está esperando para começar os exercícios? Mas não se esqueça: procure sempre um profissional habilitado e capacitado!
Priscila Alves
Fisioterapeuta, Especializada em Estética, Geriatria, Acupuntura, Reabilitação, RPG e Pilates
r. dos Jacintos, 300 sala 1 – Mirandópolis
Tel: 98221-0995

 

 

Advertisement
21 Comentários

21 Comments

  1. irene de matos

    4 de outubro de 2015 at 22:06

    meu mmaior desiquilíbrio é no caminhar,descer ou subir escadas.se caminhando ñ posso olhar ao lado,pois perco o equilíbrio. se vou pegar algo na bolsa,melhor parar para pegar.ando em s parece que estou bebada,é mto triste.qdo caminha a beira mar piora.caminha mais distante do mar.espero uma resposta. obrigada

  2. beneditamatildeandradevaladares

    28 de outubro de 2015 at 11:34

    perda de eqilibrio nao tenho tontura preciso melhorar o equilibrio corporal

  3. Anibal Rodrigues

    9 de agosto de 2016 at 8:38

    Não tenho tonturas, tenho zumbidos nos ouvidos de vez em quando. Apenas tenho falta de equilíbrio, geralmente de manhã sinto-me mais aliviado, na parte da tarde e noite a situação agrava-se mais.
    Por indicação do meu médico tomei betastina durante 3 meses, no entanto sem qualquer alteração deste estado.

  4. Balotelli

    26 de outubro de 2018 at 10:25

    Rapaz ultimamente ando muito atrapalhado, n sei oq fazer e n sei oque e, so sei que isso me prejudica tanto que ate evito sai pra anda na sua, e quando saio de baike e como ser eu n soubesse oq fazer, esta orrivel isso e pior faz meses!

    • Jari vieira

      8 de abril de 2020 at 21:54

      Tem muita falta de equilíbrio somente quando estou caminhando, eu dirijo não tem problema, nao sinto nada, mas quando estou caminhando eu não caminho linha reta

  5. Rogério gramacho

    31 de outubro de 2018 at 12:43

    Boa tarde eu estou com uma tontura e visão turva já a 10 dias e não passa já tomei labirin e nada alguém pode me aguardar com isso

  6. Jari vieira

    24 de maio de 2020 at 22:24

    Tem muita tontura quando estou caminhando falta de equilíbrio, não ando linha reto

  7. Aiche

    6 de junho de 2020 at 0:21

    Estou desse jeito…para dirigir é tranquilo mas para andar esubir ruas é difícil!!!

  8. TEREZA LEOTERIO DE OLIVEIRA

    14 de junho de 2020 at 0:05

    Tenho sofrido muitas quedas.
    Estou sem equilíbrio minha perna e pé esquerdo dormente.
    Qualquer esforço sinto mal estar afeta logo o estomago.

  9. Maria Ferreira

    11 de julho de 2020 at 8:21

    Eu tive AVC em 92, fui logo operada de urgencua e em 94 fui nova/ operada ao cérebro /clipagem de aneurisdma e em 016 tive hidrocefalia fui opersds mais d uma vez:( drenagem e colocação de válvula) mas tive sempre falta de equilíbrio nunca mais consegui caminhar sozinha na rua. E agora estou em casa desde que começou a pandemia, Março e já´não devo ir mais para a fisioterapia, assim vou ficar em casa até descobrirem um medicamento para o equilíbrio do corpo e uma vacina para o covid19, mas eu preferia um medicamento para o equilíbrio!!!

    • Dejane

      19 de agosto de 2020 at 1:54

      Oi tbm tô nessa mesma situação! Vc tomar algum medicamento para manter o equilíbrio?

  10. Maria Ferreira

    11 de julho de 2020 at 8:24

    Já escrevi varias vezes e não consgo uma resposta! Existe algum medicamento para o equilíbrio do corpo para ajudar a caminhar por causa de AVC?

    • Jornal Zona Sul

      13 de julho de 2020 at 10:43

      Maria, vc está escrevendo no portal de notícias – jornal São Paulo Zona Sul. Para orientações médicas, deve procurar profissional habilitado. Automedicação não deve ser feita e nenhum portal de notícias está autorizado a indicar medicamentos.

  11. Sao

    24 de agosto de 2020 at 14:15

    Eu não tenho autonomia na rua, tenho falta de equilíbrio por AVC já fiz fisioterapia e agora estou em casa, e faço algum exercício mas gostava dum comprimido para o equilíbrio, sera que existe?

  12. Gabriel Souza

    14 de outubro de 2020 at 11:46

    Olá, gostei muito do seu contéudo, continue postando, estou adorando! Parabéns! Deus te abençoe sempre!

  13. Sandra

    29 de novembro de 2020 at 13:36

    Ando muito triste deprimida,pois n consigo sair na rua sozinha,se paro em um local ao ar livre me sinto tonta não consigo nem sequer atravessar rua sozinha

  14. Elline da Silva mota

    3 de fevereiro de 2021 at 15:39

    Estou me sentindo sem equilíbrio corporal, principalmente quando eu caminho,um mal estar na cabeça fico sem forças nas pernas.

  15. Livaldo c malcher

    10 de fevereiro de 2021 at 14:57

    Tou com um desequilíbrio já faz 2 meses. Se fico deitado parece que a cabeça tá numa onda

    e se fico em pé parece que o corpo tá balançando , se andar abaixar parece que vai cair?

  16. Carmem Siqueira

    19 de março de 2021 at 9:52

    Tive tontura rotatória um dia confirme baixava a cabeça,no dia seguinte passou, isso já tem dois meses, já fiz exame dos cristais,mas está no lugar, tô c zumbido no ouvido e quando deito fico flutuando,e a cabeça vibra, em pé fica melhor mas tô desiquilibrando quando ando.

  17. Maria Ferreira

    22 de maio de 2021 at 14:35

    Eu tenho falta de equilibrio, não consigo caminhar sozinha na rua, pois tive um AVC em 92 e nunca mais tive autonomia na rua, não sei o que fazer, mais!

  18. Carlos Novaes

    22 de dezembro de 2022 at 12:53

    Pro desiquilibrio o o que devo tomar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados