Siga-nos

Evento

Quer fugir da folia? Cinemateca terá mostra e curso do cinema francês contemporâneo

Publicado

em

Entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra CINEMA FRANCÊS CONTEMPORÂNEO, um recorte da produção francesa recente que evidencia os caminhos que a filmografia do país vem tomando nos últimos anos. A mostra é uma correalização entre Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Institut Français e Cinemateca Brasileira, e será acompanhada por um curso de dois dias ministrado pelo professor Michel Marie, da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle).

Historicamente, o cinema francês usufrui de um enorme destaque na cinematografia mundial por suas experiências formais e pelas reflexões teóricas que provoca – sobretudo pela geração da Novelle Vague e seus consagrados auteurs (autores). Embora esteja em outro momento histórico, o cinema contemporâneo da França ainda demonstra ser uma forte potência, com experimentações estéticas diversificadas e recortes temáticos de relevância.

Diante dessa ampla produção, a mostra CINEMA FRANCÊS CONTEMPORÂNEO busca ressaltar alguns destaques das muitas vertentes do cinema francês pós 2010, passando por documentários, animações e ficções de diferentes gêneros.

A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

CURSO CINEMA FRANCÊS

O curso será composto por duas aulas presenciais sobre os filmes da mostra. A inscrição é gratuita e deve ser realizada por formulário online, a partir do dia 25/01, às 13h. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Historicamente, o cinema francês usufrui de um enorme destaque na cinematografia mundial por suas experiências formais e pelas reflexões teóricas que provoca – sobretudo pela geração da Novelle Vague e seus consagrados auteurs (autores). Embora esteja em outro momento histórico, o cinema contemporâneo da França ainda demonstra ser uma forte potência, com experimentações estéticas diversificadas e recortes temáticos de relevância. Diante dessa ampla produção, o curso ministrado pelo professor francês Michel Marie busca ressaltar alguns destaques das muitas vertentes do cinema francês pós 2010, passando por documentários, animações e ficções de diferentes gêneros.

Serão duas aulas estruturadas em diálogo com a mostra homônima, se debruçando sobre os filmes exibidos. A carga horária total é de 4h.

Aula 1 | 03/02 – 16h30 às 18h30

Aula 2 | 04/02 – 17h30 às 19h30

Curso gratuito ministrado em francês com tradução simultânea para português. Serão 100 vagas reservadas para inscritos online e 100 vagas distribuídas 1h antes de cada aula na bilheteria da Cinemateca Brasileira. O certificado será distribuído somente para inscritos no formulário e que comparecerem às duas aulas.

Sobre o ministrante

Michel Marie é professor de história e de estética na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), no departamento de cinema e audiovisual. Lecionou no Québec, na cátedra de estudos franceses contemporâneos da Universidade de Montreal, e no Brasil, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi presidente da Associação Francesa de Pesquisa em História do Cinema e é vice-presidente da AFECCAV (Associação Francesa dos Professores e Pesquisadores de Cinema e Audiovisual). Reconhecido internacionalmente no âmbito da história e teoria do cinema, é autor de diversos livros, dentre eles A Nouvelle Vague e Godard e Dicionário teórico e crítico de cinema.

Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente pela internet. Preencha o formulário disponível no link tinyurl.com/bdfmm9b7

A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 200 – Vila Mariana. Site: cinemateca.org.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados