Siga-nos

Saúde

Quem corre nas ruas sofre com a poluição?

Publicado

em

É claro que quem pratica exercícios pelas ruas de São Paulo já pensou nisso: será que a qualidade do ar interfere no resultado? Será que faz mal para a saúde? Especialmente para quem corre, esta é uma preocupaçào antiga.
O Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), em parceria com a Uninove – Campus Vergueiro, recruta voluntários para uma pesquisa sobre os efeitos da poluição em corredores de rua.
Eles devem ser residentes na cidade de São Paulo, devem ter idade entre 20 e 55 anos, treinar no mínimo três vezes por semana há pelo menos seis meses, com capacidade para concluir uma prova de corrida de 10 km em até 1 hora e 10 minutos. Para as corredoras, terão preferência aquelas que fazem uso de contraceptivos em geral e que não sofram de tensão pré-menstrual (TPM).
Não poderão participar da pesquisa pessoas com doenças respiratórias, doenças cardíacas, diabetes e fumantes. Serão realizados os seguintes testes: avaliação da composição corporal, pressão arterial, variabilidade da frequência cardíaca, níveis de monóxido de carbono, coletas de material biológico (sangue e mucosa nasal) e teste ergométrico.
As inscrições podem ser feitas pelo celular 99172-6003 (falar com Luiz Antonio Luna Junior) ou email: luna.junior@gmail.com.
Oxigênio
Outra pesquisa em andamento na Unifesp é coordenada pelo Setor de Função Pulmonar e Fisiologia Clínica do Exercício (SEFICE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Estão sendo recrutados voluntários para uma pesquisa que visa avaliar o efeito da quantidade de oxigênio no sangue sobre o funcionamento do coração em homens e mulheres saudáveis.
Podem participar do estudo homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos, saudáveis (sem diagnóstico para qualquer doença) e não fumantes. Os selecionados passarão por consulta médica inicial e serão submetidos a avaliações pulmonares e cardíacas em repouso e durante teste de exercício físico.
Para se inscrever, basta entrar em contato com a Marcelle Ribeiro pelo telefone (11) 5082-4420 ou pelo e-mail: marcelle.ribeiro@unifesp.br.

foto-7

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados