Siga-nos

Educação

Projeto em escola pública estimula “paixão pelos estudos”

Publicado

em

A Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, na Vila Mariana, teve o melhor desempenho entre todas as públicas de São Paulo no Enem, de acordo com o ranking divulgado no final do ano passado pelo Ministério da Educação. Uma combinação de farores pode explicar esse sucesso, mas certamente a dedicação e o interesse dos próprios alunos está entre eles. Assim, não por acaso a escola acaba desenvolvendo projetos e recebendo atenção especial.
É lá, por exemplo, que está sendo desenvolvido o Vontade Olímpica de Aprender! (VOA!), que conta com o apoio da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade que abastece com hemocomponentes os hospitais municipais de São Paulo e outros localizados nas regiões do ABC, Jundiaí, Sorocaba, Vale do Ribeira e litoral (Praia Grande e Itanhaém). “Este projeto foi escolhido por se tratar de jovens que buscam motivação para aprender”, diz Carlos dos Santos Júnior, assessor de relações institucionais da Colsan. Ele explica que, por ser uma entidade Beneficente, a Colsan apoia projetos sociais que beneficiam a população e o projeto VOA é um deles.
A ideia do VOA! é reforçar os os conceitos ensinados nas escolas, gerando o raciocínio lógico de alunos. Para isso, os alunos também precisam se esforçar: os encontros do projeto acontecem aos domingos pela manhã: das 8h às 10h são aulas de português e, das 10h às 12h30, aulas de matemática. O projeto começou despertando o interesse de 140 participantes e atualmente 90 ainda mantêm frequência nas aulas.
De acordo com o diretor administrativo da Colsan, Walter Dishchekenian, projetos assim são relevantes para que as gerações futuras tenham um mundo melhor em educação. “É sempre importante lembrar também aos jovens maiores de 18 anos que doem sangue para a continuidade de boas ações”, ressalta ele.
As aulas são ministradas por cerca de 20 alunos comunicativos e com alto desempenho acadêmico, geralmente cursando o final do ensino médio ou o início da universidade. A ação tem o intuito de aproximar as pessoas por meio de objetivos comuns sem diferenças sociais e culturais. Os alunos e suas famílias se tornam agentes multiplicadores do ideal com educação diferenciada.
O VOA! já contribui para premiações de alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática e na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Além disso, vários dos alunos adquiriram bolsas em colégios e cursinhos particulares, auxiliando também o desenvolvimento do raciocínio lógico, motivação pelos estudos e formação de um grupo de convivência saudável dentro da comunidade estudantil.
Soiane Vieira, mãe do idealizador do projeto, Henrique Vaz aponta que o objetivo é a formação global com acompanhamento da vida acadêmica do estudante e o desenvolvimento do raciocínio lógico através do aprimoramento de diversas matérias.
“É uma oportunidade para os alunos da rede pública de ensino terem uma maior paixão pelo estudo. Inicialmente o foco das aulas ministradas pelo projeto está voltada para Olimpíadas Culturais. Entretanto o objetivo é a formação pessoal, de tal forma que as aulas para todos os alunos que tinham gosto e motivação de aprender”, conclui.
A E.E Ministro Fabiano Lozano fica na R. Humberto I, 633 – Vila Mariana. Telefone: 5549-6006.

 

Na Vila Mariana, os alunos vão à escola no domingo para ter aulas de português e matemática

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados