Siga-nos

Educação

Projeto cria “amigos” para que alunos desenvolvam responsabilidade e afeto

Publicado

em

Pode ser um menino ou uma menina e precisa ganhar nome, sobrenome. Depois, é feito um registro com direito até a certidão de nascimento. Trata-se do projeto “Bonecos”, que está fazendo o maior sucesso entre os alunos do Ensino Infantil até o Primeiro Ano do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças.
“As crianças de cada sala participaram juntamente com a professora da confecção do boneco ou boneca, conforme a escolha de cada um”, explica Neusa Maria D’Angelo, uma das coordenadoras do Ensino Infantil e Primeiro Ano do Fundamental.
“Este projeto auxilia os alunos a lidarem com a rotina e a criarem vínculos afetivos”, explica a também coordenadora Ensino Infantil e Primeiro Ano do Fundamental, Maria Alice Cruz. “As crianças serão responsáveis pelo amigo ou amiga. Deverá fazer as trocas, garantir a alimentação e cuidar como se fosse um integrante da família”, continua a coordenadora, explicando que a atividade também contribui para o desenvolvimento de sentimentos como o amor, carinho e companheirismo.
Para que o projeto seja um sucesso, organização também é fundamental. Por isso, foi montado um rodízio através de sorteio, de maneira que todas as crianças fiquem alguns dias em casa com o amigo e que participem de todas as atividades. “A experiência deve ter todas as suas etapas fotografadas e anotadas em folhas feitas pela família e anexadas na pasta que acompanha o registro de nascimento”, avalia Neusa D’Angelo.
A receptividade dos alunos e suas famílias tem sido muito positiva ao Projeto Bonecos e as coordenadoras também já veem os resultados nas crianças, cada vez mais responsáveis, respeitosas e afetivas.
A Escola Nossa Senhora das Graças fica na Praça Barão de Angra, 91 – Cidade Vargas (próximo à estação Jabaquara do metrô). Tel.: 5588-4488. www.ensg.com.br

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2023 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados