Siga-nos

Meio ambiente

Presentes podem ser criativos e ecológicos

Publicado

em

No Dia das Mães, troque badulaques ou artigos que agridem o ambiente por ideias originais

 

Criatividade é um conceito estreitamente ligado à preservação ambiental. Em vez de retirar recursos da natureza para gerar energia e fornecer material para novos produtos, o ideal é saber transformar, reaproveitar, reciclar. Então, sempre que uma data comemorativa se aproxima, nada melhor do que apostar em ideias novas para presentear. Falta pouco para as famílias se reunirem no Dia das Mães, quando prestarão homenagens às mulheres através de mimos especialmente planejados para a data. Mas, que tal desta vez investir na originalidade, agradar e ainda evitar agressões ao meio ambiente?

Não é nada fácil acertar na escolha de um presente como um sapato, uma roupa nova ou um perfume. Difícil acertar o tamanho, a cor, o gosto pessoal de quem vai receber. E aí corre-se o risco de o presente ser pouco utilizado ou ficar eternamente guardado em um canto do armário – o que não é nada correto quando analisamos a cadeia de produção. Então, que tal evitar badulaques e presentear comoferecer algo que só vai ocupar espaço nas gavetas da memória? Pode ser o convite para um espetáculo teatral ou show do cantor preferido da mãe, assim como um tratamento de beleza ou um dia de meditação e relaxamento em um spa. Há várias outras pedidas nesse sentido: um curso, uma viagem, um passeio, um jantar…

Outra proposta interessante é a de presentear com um artigo feito a partir de material reciclável, por organizações não-governamentais ou artesãos. No domingo, vale passar a data em um parque, organizando um piquenique com produtos orgânicos saudáveis. Se possível, faça também uma caminhada ou pedalada: estimular novos hábitos e garantir momentos especiais é um grande presente.

Crianças também podem participar e aprender com a data. Elaborar um belo cartão – de preferência virtual  – ou gravar um vídeo prestando uma homenagem às mães ou avós terá um peso todo especial e não tem alto custo ambiental. Se a homenageada já usa recursos eletrônicos modernos, como computadores ou televisões com entradas USB, uma sugestão igualmente criativa e de baixa agressão ambiental é a de gravar uma seleção de fotografias da família, músicas ou até livros em formato digital.

Presentes inesquecíveis são aqueles que vêm carregados de emoções, como fotos digitais, viagens, piqueniques no parque… E não ocupam nenhum espaço no armário

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados