Siga-nos

Ecourbis

Prefeitura tem manual para orientar compostagem doméstica

Publicado

em

Para quem quer dar um passo além da separação do lixo em dois – recicláveis e lixo comum – e pretende transformar sobras de podas e de alimentos in natura (não preparados) em adubo, a Prefeitura dispõe de um manual para ensinar o processo de compostagem doméstica.

O manual é gratuito e está disponível para download em tinyurl.com/mtxbr6v3. O interessante é que o material ensina a montar uma estrutura caseira a partir de coisas simples como caixa de papelão, fita crepe, garrafas plásticas, jornal ou pano, uma pá pequena de jardinagem, tesoura ou colher.

Ensina também o passo a passo para transformar as sobras de alimentos em adubo natural e rico para jardins.

Para quem não sabe, a compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica e consiste na decomposição dos resíduos resultantes da preparação de alimentos e da manutenção dos jardins pela ação de microrganismos.

Na presença de oxigênio e umidade, esses microrganismos transformam os resíduos orgânicos em composto orgânico. O material possui cheiro, cor e textura de terra, que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, promovendo melhorias nas condições químicas e físicas do solo. Assim, a compostagem também é importante porque reduz a quantidade de resíduos que é enviada diariamente aos aterros sanitários.

Em São Paulo, há também pátios de compostagem que recebem sobras das feiras livres da cidade desde 2015.

Os feirantes deixam os restos de frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo, dispostos em sacos da Prefeitura. Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e os encaminham para um dos cinco pátios de compostagem da cidade.

Chegando no pátio, esses resíduos são misturados com restos de poda de árvore picada e palha. Após isso, são dispostos em leiras (canteiros) onde acontece o processo de compostagem, que leva em torno de 120 dias. Por fim, esses resíduos são transformados em composto orgânico de qualidade, que são distribuídos gratuitamente à população.

Os cinco pátios de compostagens estão nos bairros da Lapa, Sé, Mooca, São Mateus e Ermelino Matarazzo. As unidades possuem capacidade de recebimento de até três mil toneladas de resíduos por ano e processamento de até 600 toneladas de composto, no mesmo período.

O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente.

O horário de funcionamento dos pátios é de terça-feira a domingo, das 14h às 22h.

Caso haja interesse de visita ou retirar composto orgânico, entrar em contato pelo e-mail: compostagem@smsub.prefeitura.sp.gov.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados