Siga-nos

Urbanismo

Prefeitura quer garantir Rua 25 de março limpa

Publicado

em

Para garantir a limpeza durante o período de festas de final de ano, em que cerca de 800 mil pessoas, em média, devem circular diariamente por uma das mais populares áreas comerciais de São Paulo e da América Latina, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) promove até o fim deste mês o projeto 25 Limpa. A iniciativa conta com as empresas Inova e Loga e a União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (Univinco).

O projeto inclui a instalação de 20 lixeiras para a coleta mecanizada na Rua 25 e vias do entorno; 160 papeleiras; 150 cestos aramados; banners de conscientização para a população; além das dez varrições diárias já realizadas. O maquinário da limpeza e coleta é composto ainda por dois carros elétricos, duas motos triciclos, dois caminhões-pipa para a lavagem diária, três caminhões compactadores, três caçambas de grande porte e dez contêineres de mil litros.

Os lojistas classificados como pequenos geradores (que produzem até 200 litros de resíduos por dia) foram orientados a colocar o lixo para fora de seus estabelecimentos somente após as 18h, quando começa a coleta no período noturno.

Grandes geradores (acima de 200 litros de resíduos diários) já são obrigados pelo decreto municipal 48.251/07 a terem cadastro na Amlurb e a contratarem a coleta particular. A Amlurb realizará ações fiscalizatórias constantes na região. Os comerciantes estão sujeitos a multas de R$ 1.345,41, caso cometam infrações como falta de cadastro, descarte de lixo em área pública e não contratação de serviço particular de coleta.
“Percebemos que a campanha tem ajudado bastante. Estamos mobilizando os grandes geradores e o pessoal está se conscientizando, indo pelo caminho certo. O que funciona é essa parceria entre associações, empresas e órgãos públicos”, afirma a assessora-executiva da Univinco, Claudia Urias.

Para o gerente de fiscalização, Evaldo Freitas Gomes, “a região terá um ganho com as ações implementadas e a Prefeitura, sempre que se aproxima das entidades representativas e da comunidade, consegue melhor resultado para as suas ações.”

Fonte: Amlurb

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados