Siga-nos

Comunicação

Prefeitura promove workshop com jornais de bairro em ambiente digital

Publicado

em

Na manhã dessa quarta-feira, 22, a Prefeitura paulistana, por meio da Secretaria de Comunicação, desenvolveu um workshop com jornais de distribuição regionalizada na capital, já ativos no ambiente digital, como o São Paulo Zona Sul.

Iniciativa do coordenador de imprensa da Secom Eduardo Vitor, o workshop foi comandado por Alec Duarte, head de digital na Prefeitura. Participaram mais de 50 jornalistas, de portais de diferentes pontos da cidade.

Jornalista e professor com intensa atuação na área de comunicação, Alec é especialista em marketing digital e comunicação com públicos e recentemente esteve em evento no Vale do Silício, nos Estados Unidos, em busca de novidades em tecnologia e informação para trazer à realidade paulistana. Ele concorda que a busca por ações sustentáveis passam pela valorização do sentimento de pertencimento local, fomento da economia e pequeno comércio de forma regionalizada e incentivo à produção de conteúdo que contribua na solução de problemas de cada bairro da cidade.

“Construir sua própria audiência é fundamental”, pontuou Alec, que ainda alertou para o fato que a maior parte dos acessos, atualmente, é por celular e não computadores . Destacou também que o conteúdo em áudio e vídeo está em alta no ambiente digital.

 

O prefeito Bruno Covas também participou do evento, acompanhado do secretário de comunicação Marco Antonio Sabino (fotos abaixo). Ele chegou ao final do encontro para garantir aos jornalistas que haverá respeito às diversidades.

Outro debate importante foi sobre a temática de cada site. Por se tratar de jornais de distribuição regional, problemas locais são o principal assunto dos portais.

Como conseguir envolver o seu público em questões importantes para a cidade e o desenvolvimento urbano? Como conseguir financiar um jornalismo de qualidade sem apelar para fake news? Os desafios futuros da comunicação na cidade efetivamente são inúmeros e pedem a participação do leitor, que deve praticar a cidadania escolhendo bons sites e interagindo , opinando, sugerindo, buscando informações de qualidade.

A ideia

Há diferenças entre morar na Vila Mariana ou na Cidade Tiradentes? No Jabaquara ou no Parque Continental? Qualquer morador da maior metrópole da América Latina sabe que sim. São Paulo tem 12 milhões de habitantes espalhados por 96 distritos que se dividem em 32 subprefeituras. Isso sem falar nos “bairros”, conceito mais fluido e menos preciso, geograficamente falando, mas que faz muito sentido para quem vive em cada um deles. Aliás, dificilmente algum paulistano dirá que já percorreu todos os distritos da capital, que dirá todos os bairros…

A discussão regionalizada dos problemas de cada bairro, cada distrito, cada subprefeitura tem importância cada vez maior na cidade. Prioridades são diferentes em cada bairro, reivindicações, também, histórico e hábitos culturais idem. E se considerarmos que cada distrito paulistano é maior que muitas cidades do país – o menor deles tem mais de 100 mil habitantes – fica ainda mais clara a necessidade de descentralizar e regionalizar a discussão.

Jornal de bairro digital

O jornal São Paulo Zona Sul foi fundado em julho de 1960 e tem mais de 10 anos de suas publicações semanais em pdf, que podem ser consultadas aqui. Já são quase 700 edições na plataforma Issuu

O portal também tem noticiário online já há dez anos e agora está investindo na atualização diária nos meios digitais, incluindo site e redes sociais.

A edição impressa continua com periodicidade semanal, às sextas-feiras, com distribuição domiciliar gratuita na região de Vila Mariana, Saúde, Jabaquara, Cursino e bairros próximos. Seu exemplar impresso também pode ser retirado gratuitamente em nossa sede: Avenida Senador Casemiro da Rocha, 1048 – Mirandópolis.

O pdf também pode ser solicitado por WhatsApp: 11 9 8216-2837.

Saiba aqui como sugerir pautas, fazer reivindicações e entrar em contato.

Siga-nos também nas redes sociais:

Twitter

Facebook

Instagram (em construção)

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados