Siga-nos

Trânsito

Prefeitura promete revolução nos semáforos

Publicado

em

A tempestade foi na segunda-feira, 18. Mas, ainda na tarde de ontem, dia 21, semáforos apresentavam problemas. Na região, cruzamentos importantes em vias como a Borges Lagoa, a Indianópolis e a Casemiro da Rocha estavam com semáforos apagados ou com amarelo piscante. O já complicado trânsito ficou arriscado, com apenas alguns dos cruzamentos sob orientação dos agentes da CET.
A Prefeitura anunciou, depois do caos que atingiu toda a cidade, que vai investir mais de R$ 100 milhões na manutenção e substituição de semáforos da rede urbana. Ontem, dia 20, foi aberto um pregão eletrônico para a compra de componentes semafóricos incluindo circuitos interligados, reguladores de tensão, capacitores eletrônicos, fusíveis, lâmpadas e interruptores, entre insumos. Segundo o prefeito Fernando Haddad e alguns de seus secretários, a gestão anterior falhou em não deixar estoque destes materiais.
O montante destinado para essa compra inicial é de R$ 100 mil. Nos próximos dias, a CET lançará outros pregões para a compra de fios e mais componentes que serão utilizados em semáforos.
“Estou inconformado com a situação pedi um relatório de todo o problema. E o que eu constatei, inclusive por fotografias, é de que a rede de semáforos da cidade de São Paulo está toda precarizada. Vamos trocar o que for necessário para garantir um sistema semafórico de primeiro mundo. A encomenda foi clara.”, completou o prefeito.
A conclusão do edital e o processo licitatório que vai definir a empresa responsável pela manutenção dos semáforos da cidade devem ocorrer ainda no primeiro semestre.
“O contrato de manutenção atual não prevê a obrigatoriedade de a empresa repor a peça, só trocar, mas não existia um estoque de peças. Então determinei a compra imediata dos estoques de peças de reposição.”
Plano
A CET traçou um plano a curto, médio e longo prazos para suprir a carência de equipamentos semafóricos. Com essa compra dos itens primordiais para o funcionamento dos aparelhos, pretende-se melhorar a eficiência das equipes de manutenção e evitar a reincidência de quebra. Nos próximos dias, a SMT contratará uma empresa para a manutenção de semáforos instalados em 270 cruzamentos da Região Central.
Após serem adotadas estas medidas emergenciais, a CET fará uma mudança completa na gestão de fornecimento de insumos para funcionamento do sistema semafórico. Para isto, a Companhia está elaborando uma Ata de Registro de Preços que será aberta até o início do próximo mês. Esta contratação, que deverá ocorrer até maio, irá fornecer mão de obra e material para a instalação de equipamentos semafóricos. Enquanto isso, a CET manterá o contrato atual com a empresa de serviços de manutenção, que poderá trabalhar nos cruzamentos com o reforço dos insumos que estão sendo contratados pelos pregões eletrônicos.
Segundo a CET, a ata de preços dará um novo formato na dinâmica da manutenção semafórica. Poderão ser adquiridos novos equipamentos, inclusive com nobreak, a reposição será mais rápida e a própria empresa que fornece a mão de obra deverá oferecer o material necessário para execução dos serviços.

 

Na Avenida Indianópolis, como já ocorreu no ano passado, cruzamentos foram fechados para que outros pudessem ficar sob o controle de agentes da CET. Houve também problemas na Rua Borges Lagoa, Diogo de Faria, Senador Casemiro da Rocha e outras

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados