Siga-nos

Internet

Prefeitura pretende transformar praças em ambientes com acesso livre à internet

Publicado

em

Imagine áreas verdes públicas lotadas, com crianças brincando, enquanto adultos fotografam e postam imediatamente em redes sociais e blogs – mas, tudo isso sem precisar de serviços pagos de provedores de internet 3G. Imagine também turistas passeando pela cidade e usando tablets, smartphones, notebooks e outros dispositivos para acessar dicas sobre o bairro onde estão, descobrir restaurantes próximos, pontos de interesse, eventos culturais… Tudo isso sentado em um banco de praça. Esta realidade, que já existe em outros países, deve ser vista na capital paulistana em pouco tempo.

A Prefeitura pretende implantar o projeto Praças Digitais, para oferecer conexão gratuita à internet, sem fio (wi fi) em 120 praças da cidade. Os endereços ainda não foram divulgadas, mas certamente o projeto terá início em áreas verdes já bastante frequentadas pelos paulistanos e por turistas que visitam a cidade.

O projeto já está sendo discutido. Nesta sexta, 10, a Secretaria de Serviços está promovendo na sede da Prefeitura paulistana uma audiência pública para discutir a proposta. A velocidade mínima por dispositivo conectado deverá ser de 512 kbps.

A intenção é concluir a licitação para oferta do serviço até julho e, antes de setembro, testar nestas 120 praças espalhadas nas mais diversas regiões da cidade, modelos de sustentação econômica para prover livre acesso à internet aos cidadãos.

As notícias sobre o andamento da consulta pública podem ser acompanhadas pelo Twitter @wifi_livre e pela comunidade Wifi_livre do facebook.

 

 

Endereços ainda não foram divulgados, mas região tem diversas praças de grande porte como a Xavier de Toledo

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados