Meio ambiente
Prefeitura libera R$ 156 mil para criar Ecoponto na R. Afonso Celso
Promessa é concluir ecoponto Klabin até dezembro. Local receberá descarte de entulho
Finalmente parece que vai sair do papel o Ecoponto Klabin, no encontro das Ruas Maurício Klabin e Afonso Celso. Promessa antiga, o ecoponto será o primeiro no distrito Vila Mariana e o segundo na área sob responsabilidade da Subprefeitura de Vila Mariana – o primeiro está na esquina das avenidas José Maria Whitaker e Senador Casemiro da Rocha, em Mirandópolis. No sábado passado, dia 19, o Diário Oficial da cidade trazia a informação de que já foi autorizada a emissão de uma nota de reserva de R$ 156 mil para implantação do ecoponto Klabin.
A verba será transferida da Limpurb, que é o Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Serviços, para a Subprefeitura de Vila Mariana, que deverá implantar o ecoponto.
Posto destinado à entrega de pequenas quantidades de entulho, bagulhos e até materiais recicláveis, o ecoponto deveria ser implantado em cada um dos 96 distritos da cidade, mas atualmente há apenas 41 deles em funcionamento. A criação de um por distrito é uma das metas estabelecidas na agenda 2012, documento que traz as promessas feitas pelo prefeito Gilberto Kassab em campanha e que deve ser cumprido integralmente, segundo a legislação vigente.
O Ecoponto do Klabin integra a meta de número 77, de criação de 61 novos postos pela cidade – até agora foram apenas 11, e está previsto para ser entregue até dezembro desse ano, conforme prevê o documento. Há outro no Jabaquara também previsto para 2011. Mais da metade dos novos ecopontos, entretanto, ainda não têm sequer endereço definido.
Em 2010, a Prefeitura aumentou o valor da multa para quem despeja entulho em vias públicas, atitude injustificável e que torna a cidade mais suja, feia e sujeita a enchentes. No entanto, a Prefeitura reconhece a necessidade de criar alternativas para que a população possa descartar entulho de forma facilitada. Comparativamente, o uso dos ecopontos como alternativa vem crescendo nos últimos anos na cidade. Em 2009, foram 380 toneladas de entulho coletadas nesses endereços, volume que ultrapassou 600 toneladas no ano passado