Siga-nos

Urbanismo

Prefeitura desiste de Ecoponto na Vila Mariana

Publicado

em

Em fevereiro de 2011, Diário Oficial destinava R$ 150 mil para o projeto, que foi descartado. Já o Ecoponto Imigrantes, no Jabaquara, foi concluído e está em funcionamento desde maio

Promessa do início da campanha, o novo Ecoponto do Jabaquara entrou finalmente em funcionamento no mês de maio. E de lá para cá, já evitou que 230 toneladas de descartáveis fossem irregularmente despejadas pelas ruas da região. O Ecoponto aceita entrega voluntária e gratuita de até um metro cúbico de material de construção e reforma por dia ou de grandes objetos inservíveis – eletrônicos quebrados, sofás velhos, colchões…
O Ecoponto Imigrantes está em funcionamento desde maio deste ano no Jabaquara. Conta com quatro policaçambas, uma caixa roll on, três cicleias e uma caia brucks, o que permite um armazenamento total de 65,5 metros cúbicos. A nova unidade, primeira na região da Subprefeiura do Jabaquara, funciona de segunda a domingo, das 8h às 17h, na Rua Opixé, sem nº com Rua Frederico Hoeme. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-7777156.
Vila Mariana
Já na Vila Mariana, a notícia não é positiva. Para o distrito, havia também o planejamento de criar um Ecoponto na esquina da Rua Afonso Celso com a Rua Maurício Klabin, mas esta meta desapareceu da Agenda 2012, documento que resume os projetos do prefeito Gilberto Kassab para o mandato.
No ano passado, o São Paulo Zona Sul chegou a divulgar a informação oficial, publicada em fevereiro no Diário Oficial do Município, da destinação de R$ 150 mil para implantação do projeto. Paralelamente, o jornal questionava o fato de, para a mesma área, estar projetada uma outra obra – o túnel que passaria sob a Rua Domingos de Moraes, vindo da Rua Sena Madureira, desembocaria nas proximidades.
Em meados de agosto, ou seja, há um ano, o jornal São Paulo Zona Sul questionou o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) com relação a prazos para que o Ecoponto Vila Mariana entrasse em funcionamento, mas o órgão se limitou a responder que já havia realizado o projeto e iniciado os procedimentos necessários para a licitação que contemplará a construção e aquisição de equipamentos.
Entretanto, em novembro, o jornal também noticiaria que a placa indicando que naquele local seria construído um Ecoponto fora retirada. Apesar de questionada, à época, a Prefeitura não respondeu o que teria motivado a remoção da placa. Agora, admite que desistiu do projeto sem, entretanto, explicar qual foi a destinação da verba publicada em fevereiro de 2011 no Diário Oficial.
Segundo a Subprefeitura de Vila Mariana, o ecoponto foi descartado tendo em vista a interferência das obras do túnel Sena Madureira… Vale destacar que o projeto do túnel, embora muito mais antigo que o do Ecoponto, não tem qualquer previsão para sair do papel e vem sendo questionado pela comunidade local.
A Subprefeitura diz ainda que “está tentando encontrar outro terreno que atenda as condições mínimas para viabilizar esse serviço mas até o momento ainda não conseguimos”.
Além de construir 61 ecopontos, a Agenda 2012 apontava que seriam construídas nove centrais de reciclagem na cidade e duas centrais de capacitação para cooperados de reciclagem de lixo. Só 23 ecopontos ficaram prontos, dois deles não têm nem endereço definido; cinco das nove centrais de triagem ainda não foram concluídas e as centrais de formação igualmente não foram inauguradas. Já a instalação de mil Postos de Coleta Voluntária de Material Reciclável em escolas. unidades de saúde e outros locais conveniados está mais próxima de ser alcançada: até agosto, haviam sido colocados 742 deles.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados