Jornal São Paulo Zona Sul

Prefeitura de São Paulo promove “Dia do Ecoponto” em diversas regiões da capital

Em comemoração aos 16 anos de Ecoponto na cidade de São Paulo, a Prefeitura, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) irá promover no sábado (26) o “Dia do Ecoponto”. A ação que acontecerá simultaneamente em oito regiões da capital, contará com oficinas de reciclagem e doação de composto orgânico aos munícipes que levarem materiais recicláveis as unidades. Na Sub Vila Mariana, o evento acontecerá das 9h às 16h no Ecoponto da Rua Maurício Francisco Klabin, 37.

O primeiro ecoponto foi inaugurado em outubro de 2003 na região da Mooca, e desde então a cidade já recebeu mais 102 estruturas. Os pontos de entrega voluntária recebem gratuitamente pequenos volumes de entulho, grandes objetos (móveis, sofás etc) e resíduos recicláveis de até 1 m³ por pessoa.

Nos últimos anos, a Prefeitura vem investindo em ações de educação ambiental e incentivando o descarte correto dos resíduos. Com isso, a adesão dos munícipes em relação aos ecopontos vem crescendo, de 2016 para 2018 houve um crescimento de 44,2%. Já no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 13,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos três anos, a média de recolhimento anual é de 355 mil toneladas de resíduos.

“Apesar de não receber todos os tipos de resíduos, consideramos o Ecoponto um projeto de sucesso. A adesão dos munícipes nos ecopontos tem crescido nos últimos anos e com isso, temos diminuído pontos viciados de descarte irregular na cidade. Hoje as unidades que recebem gratuitamente os resíduos são referências no país”, diz Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da Amlurb.

O modelo de funcionamento dos ecopontos paulistanos poderá ser replicado em outros municípios do país. Em agosto deste ano, o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, visitou o ecoponto de Santana, na Zona Norte, para conhecer o funcionamento da unidade e estudar as possibilidades de implementar em outros locais.

Dia do Ecoponto
Data: 26 de outubro de 2019
Horário: 9h às 16h

Ações: Oficina de reciclagem e troca de composto por recicláveis

Unidades:

Região: Centro sul
Ecoponto: Vila Mariana
Endereço: Rua Maurício Francisco Klabin, n° 37

Região: Noroeste
Ecoponto: Freguesia do Ó
Endereço: R. Plácido Pereira, n° 699

Região: Nordeste
Ecoponto: Santana
Endereço: Av. Zaki Narchi, ao lado da AACD

Região: Oeste
Ecoponto: Alto de Pinheiros
Endereço: Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira

Região: Centro
Ecoponto: Cambuci
Endereço: Av. do Estado x Av. D. Pedro I x Rua Ibiruba

Região: Sudeste
Ecoponto: Bresser
Endereço: Praça Giuseppe Cesari, n° 54 (embaixo do viaduto Bresser)

Região: Sul
Ecoponto: Piraporinha
Endereço: Rua João de Abreu, n° 326

Região: Leste
Ecoponto: Boturussu
Endereço: Rua Nélio Batista Guimarães, n° 183

Sobre a Amlurb

Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.

Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da
Construção Civil – RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

Comentar

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!