Siga-nos

Sem categoria

Prefeito Bruno Covas tem tumor no trato digestivo

Publicado

em

O prefeito Bruno Covas foi diagnosticado com um tumor no trato digestivo. Em coletiva no início da tarde, os médicos confirmaram que se trata de um tumor maligno e anunciaram que o tratamento por quimioterapia terá início imediato.

Na rede social Instagram, o prefeito já havia declarado que vai enfrentar o quadro com otimismo. “Não tenho dúvidas que vou vencer esse desafio. Quero agradecer as centenas de mensagens que tenho recebido de inúmeras pessoas. Ajuda muito a atravessar a tempestade”. E usou a hashtag “#enfrentando” 

O subprefeito Fabrício Cobra Arbex, da Vila Mariana, foi um dos que registrou seu comentário em rede social: “vai dar tudo certo!!”, disse.

A Prefeitura também divulgou nota, apontando que Covas, por enquanto, não vai se licenciar e permanecerá no comando da cidade.

“Como já informaram, hoje, em entrevista coletiva, os médicos do Hospital Sírio-Libanês, o prefeito Bruno Covas está muito bem fisicamente e com todas as condições para manter uma rotina de trabalho.

Ele está em contato permanente com secretários, por telefone, e está assinando atos, decretos e despachos, por via eletrônica, com a ajuda de um tablet, por meio de um sistema recentemente implantado por ele próprio na prefeitura. Alguns de seus despachos, inclusive, foram publicados no Diário Oficial de sábado (dia 26).

Enquanto durar a internação hospitalar, com a liberação dos médicos, o prefeito terá uma agenda de despachos com os secretários no hospital.

Amanhã, terça-feira, dia 29, por determinação do próprio Bruno Covas, haverá uma reunião de todo o secretariado, na Prefeitura, às 8h, para que sejam repassadas as orientações do prefeito. Entre elas, a de que as inaugurações e entregas de obras previstas para os próximos dias sejam mantidas, mesmo sem a presença do prefeito.”

 

Histórico

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas está internado desde o dia 23 de outubro para tratamento de uma erisipela. Após exames complementares, ele foi diagnosticado com quadro de trombose venosa das veias fibulares.

De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês na tarde da sexta-feira, 25, ele seguia em tratamento, sem previsão de alta.

Quadro clínico

No sábado, 20, o prefeito Bruno Covas havia passado pelo Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein, no início da tarde, depois de cumprir agenda na zona leste da cidade.

Naquele dia, a assessoria de imprensa do prefeito divulgou nota que o atendimento havia ocorrido em virtude “de uma pequena infecção de pele em membro inferior”. Após avaliação médica, realização de exames e medicação, a base de antibióticos por uma semana, recebeu alta, na ocasião, por volta das 17h.

A recomendação foi para que o prefeito permanecesse em repouso no fim de semana. Foi liberado, porém, para suas atividades normais a partir de segunda-feira, com orientação de concentrar a agenda em reuniões internas.

A recomendação médica foi para evitar esforço físico e não permanecer muito tempo de pé. Dessa forma, algumas agendas externas previamente marcadas já haviam sido modificadas ou a participação do prefeito cancelada.

O que é erisipela?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a erisipela é uma condição inflamatória que atinge a derme e o panículo adiposo (tecido celular subcutâneo) da nossa pele, com grande envolvimento dos vasos linfáticos.

Representa uma forma superficial da celulite, pois atinge predominantemente a derme e a parte superior da gordura subcutânea. Acomete, predominantemente, os membros inferiores de pacientes da terceira idade, cuja circulação venosa e linfática estão debilitadas. Porém, pode atingir pessoas de qualquer idade e outras regiões da pele.

Habitualmente, a erisipela está relacionada a um fator chamado “porta de entrada”, como úlcera venosa crônica, pé de atleta, picada de insetos, ferimento cutâneo traumático e manipulação inadequada das unhas.

Por meio desta porta de entrada, bactérias penetram na pele , atingindo as camadas cutâneas inferiores  e se espalhando facilmente com muita velocidade.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Miguel Chammas

    24 de outubro de 2019 at 10:32

    Pensei que essa desgrsceira só dava em nós pobres mortais. Agora vi que não. Te cuida.Mario, caso contrário vc vai para Covas….

  2. Alicio Andrade

    24 de outubro de 2019 at 11:21

    Prefeito torso pela sua recuperação mais rápido possível São Paulo precisa de você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados