Siga-nos

Meio ambiente

Preço de alimentos orgânicos está mais acessível

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Nada menos do que 70% do que chega à mesa do brasileiro vêm da agricultura familiar, ou seja, de pequenas propriedades. Entretanto, a maior parte dos agricultores ainda recorre ao uso de agrotóxicos. Isto se explica não só pelo baixo conhecimento ainda sobre as técnicas modernas de produção de alimentos orgânicos, mas também pela dificuldade enfrentada no período de transição do tipo de cultivo: a terra precisa “descansar” durante um período para se livrar dos agrotóxicos.
Por outro lado, vale apontar que a produção de orgânicos tem crescido e o preço consequentemente vem baixando, gerando um “círculo virtuoso”.
De acordo com a Associação Brasileira de Orgânicos (BrasilBio), produtos orgânicos custavam até 70% a mais em 2006 e, nove anos depois, a diferença caiu para cerca de 30%. Se cada família aprende a reduzir o desperdício e recorre menos a alimentos industrializados, o valor pode não pesar tanto no orçamento doméstico.
Vale ainda lembrar que o uso excessivo de agrotóxicos pela agricultura brasileira pode trazer reflexos à saúde.
No início de maio, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) manifestou-se contra o modo como os agrotóxicos tem sido utilizados no Brasil e recomendou a redução do uso desses produtos.
O Brasil registrou, entre 2007 e 2014, 34.147 casos de intoxicação por agrotóxico, de acordo com Paulo Petersen, presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Entre os problemas causados por esse tipo de intoxicação estão a malformação de feto, câncer, disfunção fisiológica, problemas cardíacos e neuronais.

 

Veneno?
Abobrinha, pimentão, pepinos, morangos e tomates são os produtos com maior quantidade de agrotóxicos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados