Siga-nos

Internet

Praça de Árvore e Jabaquara terão pontos de acesso gratuito à internet

Publicado

em

Passear no Parque do Ibirapuera terá uma atração a mais: conexão livre e gratuita à internet sem fio, em todos os dispositivos capacitados. A previsão da Prefeitura é de que, a partir de outubro, o serviço já estará disponível. A intenção é democratizar o acesso à rede mundial de computadores, mas também  facilitar a vida de turistas que poderão usar informações disponíveis na web para seus passeios pela cidade.

Mas a maior área verde da cidade não será a única a oferecer a novidade. Na sexta-feira passada, em audiência pública para debater o processo de licitação do serviço, foram apresentados os 120 endereços iniciais onde haverá internet gratuita na cidade. O projeto Praças Digitais prevê pelo menos uma área verde por distrito municipal .

Na região da Subprefeitura de Vila Mariana, além do parque Ibirapuera (distrito Moema, haverá um ponto na Praça da Árvore (distrito Saúde), junto à estação de metrô,  e na Ana Rosa (distrito Vila Mariana.

Na área da Subprefeitura do  Jabaquara, os pontos serão na Praça Seicho No Iê, junto à saída da estação Jabaquara do metrô, e no Parque do Nabuco, ambos no mesmo distrito Jabaquara.

A Subprefeitura do Ipiranga também terá pelo menos um ponto por distrito: Largo Santa Angela (Cursino), Parque da Independência (Ipiranga) e no Largo São João Clímaco (Sacomã). Haverá ainda acesso gratuito à internet no Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis (também no Sacomã).

Até esta sexta, 17, outros pontos estão sendo sugeridos pela população e a lista será encaminhada à Secretaria de Serviços para análise. Até o fechamento desta edição, já haviam sido indicados três endereços extras, todos na Vila Mariana: Parque da Aclimação, Praça Rosa Alves da Silva e praça Osvaldo Cruz, no Paraíso. Para dar alguma sugestão, basta acessar o mapa (só até dia 17) disponível no endereço: http://maps.mootiro.org/project/146/map

Segundo a Prefeitura, os pontos foram escolhidos por critérios técnicos e a previsão é que seja iniciado em outubro. A qualidade também é uma prioridade da Prefeitura, que pretende disponibilizar 512 Kbps de velocidade mínima por dispositivo conectado. “Não abriremos mão da qualidade do sinal, para que o máximo de pessoas possa ter acesso simultaneamente, baixando documentos, transmitindo fotos, enfim, usando plenamente a internet”, afirmou o secretário de serviços, Simão Pedro. “É importante que todas as praças tenham a gestão dessa rede de forma participativa, que todas as comunidades do entorno possam participar dessa construção”, afirmou Marcelo Saldanha, representante da campanha Banda Larga é um Direito Seu.

 

Parque do Ibirapuera também será ponto de conexão livre

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados