Cultura
Pontos turísticos da região ficam fora de roteiros municipais

Então, nada mais justo que valorizar esta região quando se estuda o fomento ao turismo e ações para boa recepção a quem vem de fora, correto? Não exatamente.
Em edição recente, o jornal SP Zona Sul mostrou que a região ganhou vasta sinalização seguindo a padronização internacional de valorização do turismo. Inúmeras placas da cor marrom foram espalhadas pela região, seguindo uma meta incluída na Agenda 2012, indicando a existência de atrações turísticas locais.
Já no cumprimento de outra meta, divulgado esta semana, a Vila Mariana não ganhou destaque na organização turística municipal. A meta 166 previa a formatação de nove roteiros turísticos temáticos na cidade.
Segundo a Prefeitura, o objetivo não é apenas indicar pontos de interesse na cidade para quem vem de fora, mas também dar dicas para que os próprios paulistanos possam curtir e redescobrir a cidade onde vivem sob um novo olhar. Mas, a Vila Mariana, onde existem vários patrimônios históricos e culturais, ficou de fora dos nove circuitos apresentados.
Os novos trajetos contemplam os temas: O café e a história da cidade de São Paulo, Cidade Criativa, Arte Urbana, Futebol, Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Independência, Mirantes e São Paulo Eco-Rural. São interessantes por apresentaram pontos que muitos paulistanos desconhecem ou frequentam pouco, como a Praça do Por do Sol, em Pinheiros, e o Pico do Jaraguá, no roteiro Mirantes, ou os grafites dos Gêmeos, no Cambuci, no roteiro Cidade Criativa.
Da região, surge o pouco conhecido Axé Ilê Obá, no Jabaquara, dentro do roteiro sobre Cultura Afro; e resgata o vizinho conjunto do Parque da Independência e Museu Paulista, no Ipiranga. Mas, dá par sentir falta do antigo Matadouro da cidade, que hoje abriga a Cinemateca, que por sua vez é detentora do maior acervo audiovisual da América Latina, ou do cafezal junto ao Instituto Biológico, no Roteiro do Café.
Para conhecer todos os roteiros e se inspirar a fazer novos passeios na cidade, devendando o que ela tem de criativo, visite o site da spturis: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/roteiros/roteiros-tematicos. Lá há descrição de cada um dos roteiros propostos.
