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Problemas na região

Ponte sobre o córrego Ipiranga está caindo e não há previsão de obra

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Viadutos e pontes servem como promessas de novas obras, mas recuperação dos existentes é lenta

Se até as pontes e viadutos originalmente listadas para recuperação, entre as metas da atual gestão, foram alteradas, o que dizer daquelas que nem estão previstas? Na semana passada, depois da queda de parte da ponte dos Remédios na Zona Oeste da cidade, a imprensa toda apontou para os atrasos nas obras de recuperação de estruturas prometida pela Prefeitura. O prefeito divulgou, então, a readequação das metas e, entre elas, a que definia 30 pontes a serem restauradas – nada menos do que 26 foram alteradas. Foi mantida apenas a determinação de recuperar os viadutos Uma das metas que mudaram quase totalmente foi a de recuperar 30 pontes e viadutos. De acordo com a gestão, a modificação se justifica pelo estado de conservação e a necessidade ou dificuldade de fazer obras. Das previstas originalmente, apenas quatro estão mantidas: Viaduto Brigadeiro Luís Antônio, Major Quedinho, Alcântara Machado e Ponte Presidente Dutra. Na região, a única previsão é de recuperar o viaduto Santo Amaro, sobre a Avenida dos Bandeirantes.

Isto quer dizer que vai continuar em péssimo estado uma ponte já denunciada aqui no São Paulo Zona Sul há mais de cinco anos. Embora não seja uma ponte que passe em elevado sobre um rio, também gera riscos a pedestres e motoristas. Estamos falando da passagem da Avenida Bosque da Saúde sobre a Avenida Ricardo Jafet, na Saúde. A calçada está afundando e as contenções para o córrego Ipiranga também, com inclinação cada vez maior.

Vale ainda lembrar que o próprio córrego está em obras há mais de duas décadas, e nada de atenção para a mureta da Bosque da Saúde… Por enquanto, ela só tem servido para uma publicidade irregular, proibida pela lei Cidade Limpa…

Histórico

Em julho de 2007, a Prefeitura firmou acordo com o Ministério Público para executar intervenções em 68 pontes e viadutos em um prazo de dez anos – até 2017, com média de reforma em sete pontes e viadutos por ano.

Até agora, entretanto, só oito foram feitas e outras 20 precisam ser concluídas até o final de 2012.

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