Siga-nos

Educação

Política Institucional de Internacionalização da Unifesp entra em vigor

Publicado

em

Documento será importante para o fortalecimento das ações da universidade na pesquisa, ensino, extensão e inovação

Entra em vigor, a partir desta sexta-feira, dia 1.º de outubro, a Política Institucional de Internacionalização da Unifesp, universidade que tem seu campus principal na Vila Clementino, originado da Escola Paulista de Medicina, que existe desde 1936.

Descrita como política transversal no Regimento Geral da universidade, ela foi aprovada pelos membros dos conselhos da pós-graduação e pesquisa, da graduação e da extensão e pelo Conselho Universitário (Consu). A resolução que dispõe sobre a política, cujas diretrizes, princípios e fundamentos para a sua construção e implementação seguem o Plano Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano Desenvolvimento Institucional (PDI), pode ser consultada na íntegra aqui.

Dentre as metas institucionais de internacionalização da Unifesp estabelecidas pelo documento estão: a necessidade de construção de um perfil preciso das dinâmicas de internacionalização da instituição; o fortalecimento e expansão das suas ações de cooperação; a consolidação de sua visibilidade no cenário internacional, tendo em vista os seus interesses estratégicos de colaboração; a definição de metas para a promoção de programas de mobilidade docente, discente e de técnicos(as); e o desenvolvimento de uma política linguística e de um currículo internacionalizado, que valorize a diversidade cultural e uma cidadania global crítica.

De acordo com a professora Karen Spadari Ferreira, secretária de Relações Internacionais da Unifesp, a Política Institucional de Internacionalização será importante para o fortalecimento das ações da universidade na pesquisa, no ensino, na extensão e na inovação não somente para a comunidade interna, mas também ao alcance de todos e todas, de maneira nacional e internacional.

“Vale ressaltar que nossa política de internacionalização tem como principal diretriz o desenvolvimento sustentável e está em consonância com a Agenda 2030 da ONU. Ainda, podemos destacar que, a partir de nossas ações e estratégias de internacionalização, temas convergentes e transversais poderão contribuir mais a cada dia para a formatação de políticas públicas, levando ao interesse de novos parceiros internacionais, bem como o interesse de estrangeiros em fazerem parte da Unifesp”, ela sugere.

Fonte: Unifesp

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados