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Meio ambiente

Pneus: economize e garanta a reciclagem

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Brasil tem dado exemplo no reaproveitamento do material

 

Para quem se preocupa com o meio ambiente, é fundamental saber que o descarte de pneus usados é um dos grandes desafios em termos de preservação ambiental no mundo todo. Por isso, a primeira atitude é evitar o desgaste excessivo deles, tanto evitando o uso desnecessário do carro quanto mantendo sempre os pneus balanceados e sempre calibrados. São atitudes simples que evitam o desgaste. Investir em marcas duráveis é outra medida inteligente.

Também é interessante saber que o Brasil vem dando exemplo em destinação final deste material. Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), o Brasil produz 41,3 milhões de pneus por ano e a frota nacional de veículos gera mais de 30 milhões de pneus inúteis por ano.

Caso não haja encaminhamento correto do pneu, ele pode servir como criadouro de mosquitos vetores de doenças, como o Aedes aegipty que transmite a dengue, ou poluir o ar com gases tóxicos caso seja incinerado. Sem falar que o descarte irregular é uma das causas para enchentes e alagamentos, já que os pneus vão parar no fundo dos rios. Em recente limpeza no rio Tietê, foram retirados nada menos que 120 mil pneus.

Mas, no Brasil, várias experiências de reaproveitamento têm se mostrado positivas. Uma delas, bastante simples, é o reaproveitamento dos pneus para formação de muros de arrimo. Ou seja, o material é dipsosto em encostas para evitar que haja desmoronamentos ou deslizamentos.

Uma das propostas mais interessantes e que tem consumido milhares de pneus por ano é a do reaproveitamento para criação do chamado asfalto de borracha. Embora ligeiramente mais caro que o comum, o asfalto de borracha pode durar até o dobro e ainda reduz a formação de trilhas de rodas causadas por ônibus e caminhões. Analistas ainda indicam maior aderência no contato do pneu com o pavimento, redução do barulho produzido pelo tráfego e menor espessura do pavimento.

Em média, são utilizadas cerca de mil carcaças de pneus por quilômetro de pavimento, considerando uma faixa com 4 cm de espessura. Outro uso interessante do pneu é pela indústria cimentícia. Neste caso, não só a borracha é aproveitada, mas toda a carcaça, na conversão em combustível. Ou seja, a indústria usa o pneu em caldeiras para gerar energia e obtém resultados melhores do que com a energia gerada pela madeira ou pelo carvão.

 

Muro de arrimo, conversão em energia, asfalto de borracha: pneus têm várias formas de reaproveitamento

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