Siga-nos

Meio ambiente

Plantio de árvores requer alguns cuidados

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

A Primavera está chegando e o colorido dos ipês recentemente floridos pelas ruas da cidade tem estimulado muita gente a plantar árvores. Uma cidade como São Paulo, tomada pela poluição dos carros e repleta de cinza do concreto, realmente precisa sempre de mais verde. Mas, é fundamental lembrar que uma árvore requer “posse responsável”, antes de tomar a decisão de plantá-la.
Se a opção é por deixar a árvore em frente ao imóvel, na calçada, é preciso ter em mente que se trata de área pública. Dessa forma, será importante não apenas cuidar para que cresça de forma saudável, mas que não provoque transtornos futuros. Uma árvore com copa muito espessa pode prejudicar a iluminação da vai pública, enquanto outra com floradas sazonais, como o ipê, provocam queda de folhas ou flores que terão de ser recolhidas com frequência. Galhos e folhagens ainda geram riscos de entupimento de calhas, ou danos à fiação elétrica pública.
Outras questões que se apresentam são relacionadas às raízes das árvores, que podem ser superficiais e estourar calçadas, provocando risco de quedas para pedestres; ou o porte do tronco que, muito longo, poderá vir a cair durante alguma tempestade ou por conta da idade avançada, ataque por pragas ou descuidos na manutenção.
Vale ainda ressaltar que árvores plantadas nos quintais e jardins, ou seja, dentro dos imóveis particulares, não são podadas nem cortadas pela Prefeitura ou Bombeiros: é necessário contratar equipes próprias tanto para a manutenção quanto para eventual remoção, e que esses serviços precisam contar com autorização da Prefeitura para serem efetuados.
Assim, plantar árvores é uma atitude sustentável e positiva em meio urbano, desde que se garantam cuidados e que seja escolhida a espécie correta.
O Viveiro Manequinho Lopes, no Ibirapuera, fornece gratuitamente mudas adequadas para o plantio na cidade e também orientação a quem quer deixar sua rua mais verde. Fica na Av. IV Centenário, Portão 7A – Parque Ibirapuera. Tel: 3887 6761. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados