Siga-nos

Saúde

Pesquisas na Vila Clementino podem contribuir para melhorar o sono

Publicado

em

É comprovado: quem não dorme bem sofre durante o dia para executar suas tarefas e até mesmo para curtir a família, desfrutar de momentos de lazer, estudar… E, muitas vezes, até pessoas que acreditam ter o sono pesado podem sofrer distúrbios – que é o caso de quem tem apneia, ou seja, interrupções de respiração enquanto dormem.
Duas pesquisas estão em andamento na Unifesp com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através da observação do sono.
Uma delas está em busca de mulheres, com idade entre 50 e 65 anos, que estejam na menopausa há pelo menos um ano e que apresentem ou não insônia.
Desenvolvida pelo departamento de Psicobiologia, a pesquisa clínica incluirá tratamento não farmacológico, aplicando técnicas de relaxamento, com o objetivo de verificar, por meio de testes, a qualidade do sono.
As interessadas não podem estar tomando medicamentos para dormir, antidepressivos, nem estar em terapia hormonal. Devem enviar um email para: eumedito@hotmail.com.
Apneia
O Departamento de Psicobiologia também está recrutando voluntários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos, para avaliar a efetividade do Aparelho de Pressão Positiva Contínua (CPAP) e do Aparelho Intra Oral (AIO) na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) de grau leve.
Podem participar pacientes com diagnóstico clínico e polissonográfico de SAOS leve (Índice de Apneia e Hipopneia > 5 e < 15 por hora de sono) e que tenham IMC < 35 (até obesidade grau I). Serão excluídos aqueles com condições dentárias insatisfatórias, portadores de disfunção temporomandibular do tipo articular ou muscular crônica grave, portadores de apneias centrais predominando na polissonografia e pacientes com claustrofobia e doenças otorrinolaringológicas acentuadas, que impossibilitem o uso do aparelho.
Também não serão aceitas pessoas que façam uso abusivo de álcool e de medicamentos psicoativos, que tenham doença clínica, neurológica ou psiquiátrica descompensada ou que apresentem outros distúrbios do sono.
As inscrições devem ser feitas com Gabriela Luz pelo telefone 98310-4802 ou pelo e-mail: gabriela.luz@unifesp.br; ou também com Thais Moura pelo telefone 97500-7689 ou pelo email: thaismoura_@hotmail.com.
Bem-estar
Há ainda outra pesquisa interessante desenvolvida pelo Departamento de Psicobiologia: os voluntários vão participar de um “Programa de Bem-Estar e Felicidade”.
O Programa utilizará técnicas de meditação, relaxamento, treinamento cognitivo comportamental, entre outras, sem uso de medicamentos. Interessados devem ter idade mínima de 18 anos, com ensino médio ou superior completo. Há 150 vagas.
Inscrições pelos telefones: 5081-5405, 5084-7224 ou 98684-5519, falar com Márcia.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados