Siga-nos

Meio ambiente

Pequena empresa pode e deve ser ecológica

Publicado

em

 

VOCÊ SABIA?

 

Lojas e escritórios têm como economizar e preservar recursos naturais

 

Quando se fala em responsabilidade ambiental de empresas, a maioria das pessoas pensa em grandes corporações e todas as suas obrigações – muitas delas previstas em legislação específica. Mas, lojas, escritórios, salões de beleza, consultórios, lanchonetes e todo tipo de comércio também pode contribuir para a preservação da natureza. Em uma cidade como São Paulo, repleta de pequenos e microempresários, há muitas dicas que podem contribuir na busca pela sustentabilidade.

Cuide da manutenção de equipamentos eletrônicos para prolongar a vida útil e, se não mais servirem à empresa por conta da constante necessidade de atualização, doe enquanto ainda funcionam para entidades assistenciais – o mesmo valendo para os móveis. E já que os computadores são inevitáveis, prefira arquivos virtuais ao papel, evite a impressão de mensagens e arquivos que podem ser analisados na tela. Hoje em dia, há até programas que permitem anotações e “marca-texto” para destacar trechos importantes. Outro olhar atento deve ser destinado ao uso de CDs e DVDs, artigos de difícil reciclagem e que devem ter seu uso restrito ao necessário.

Um olhar atento deve ser dedicado ao consumo de descartáveis. Claro que alguns itens de uso único são imprescindíveis para manter a higiene em restaurantes e empresas do setor de saúde. Mas em escritórios fomente o uso de copos permanentes de vidro ou cerâmica, guardanapos e toalhas de pano. Na hora de descartar pelo excesso de uso, sempre pense em destinar o máximo possível para a reciclagem. A redução da quantidade de resíduos (lixo) produzida deve ser um desafio constante, também, para qualquer comerciante ou empresário. Se possível, compre também papel, artigos de decoração e outros produtos feitos a partir da reciclagem.

Conscientize funcionários, descubra campanhas de cada setor produtivo e participe de eventos sustentáveis. Preste atenção aos fornecedores, buscando sempre formar uma cadeia com outras empresas igualmente responsáveis.

 

Economia de papel é apenas uma das formas de reduzir
o consumo de bens em empresas

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados