Siga-nos

Meio ambiente

Passaporte verde estimula turismo sustentável

Publicado

em

Entre as ações de sustentabilidade criadas para a Copa do Mundo Fifa 2014, no Brasil, o Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (Pnuma) criou o Passaporte Verde. A ideia é usar o evento como um pontapé inicial na conscientização de turistas e profissionais do setor para a questão da sustentabilidade. O projeto estimula os estabelecimentos de hospedagem e restaurantes, por exemplo, a reduzirem o consumo de energia elétrica ou água, além de valorizar o contato com a natureza e uso de materiais sustentáveis. Já o turista será incentivado a escolher empresas com a preocupação sustentável, ao mesmo tempo em que será ele mesmo instigado a adotar ações de preservação ambiental.
Às vésperas do mundial, o Passaporte Verde tem sido apresentado a empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Foram criados 60 roteiros verdes, envolvendo as 12 cidades-sede da Copa. “Fizemos um levantamento de propostas de roteiros dentro das cidades-sede e no seu entorno em que os visitantes possam praticar ecoturismo, andar de bicicleta ou a pé e que valorizem a gastronomia e a cultura locais”, disse o consultor do Pnuma Fernando Sousa. “Estamos usando a Copa do Mundo como uma desculpa para estimular a discussão da sustentabilidade no turismo. Além de envolver os estabelecimentos, é preciso trabalhar com o consumidor”, acrescentou Sousa.
Um dos objetivos da campanha é quebrar mitos como o de que a sustentabilidade é difícil de ser implementada e torna os serviços mais caros. A participação dos empresários será estimulada pelo mapeamento virtual que o projeto terá, ou seja, todos os hotéis que aderirem ao Passaporte Verde serão indicados aos turistas que se interessam em buscar estabelecimentos sustentáveis.
Um aplicativo de celular será oferecido para que os viajantes possam fazer estas escolhas. Haverá ações de marketing e engajamento digital, pela internet, como acúmulo de pontos em seu perfil na rede social e compartilhamentos em outras redes.
O slogan da campanha, “Eu cuido do meu destino”, será espalhado em postos de informação e na internet, onde dicas que vão desde como arrumar a mala até a saída do país podem ser conferidas. De acordo com dados apresentados pelo Pnuma, um turista gasta, em média, três vezes mais água e produz duas vezes mais resíduos.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados