Siga-nos

Meio ambiente

Parque nacional da tijuca agora tem visita guiada

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Se viajar é uma maneira de evitar o consumo inconsequente, além de descobrir culturas, paisagens e ainda desenvolver o amor pela natureza, então descobrir o Rio de Janeiro além das praias pode ser uma atitude fundamental para quem busca sustentabilidade.
Desde a semana passada, turistas poderão fazer visita guiada ao Parque Nacional da Tijuca, um dos maiores parques florestais do mundo. O serviço é prestado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque. Por enquanto, estarão disponíveis 20 vagas por semana, nas manhãs de quarta-feira, às 9h, sem necessidade de reserva prévia.
Os passeios são realizados com um mínimo de três pessoas e o ponto de encontro é o Centro de Visitantes do Setor Floresta. A ideia é associar atrações naturais aos aspectos históricos do parque
Serão dois roteiros: o Roteiro dos Escravos e o Roteiro dos Artistas. No primeiro, os visitantes poderão percorrer caminhos e ruínas que remetem ao trabalho escravo nas plantações de café e no processo de recuperação da Mata Atlântica, com destaque para a Cachoeira das Almas, o Lago das Fadas e as Ruínas do Midosi, antiga fazenda de café.
No segundo, são abordadas as relações de artistas que trabalharam na reformulação visual da região, como os paisagistas Augusto François Marie Glaziou e Roberto Burlemarx e os pintores Nicolas Taunay e Cândido Portinari. Taunay chegou a morar nos limites do parque e teve uma das cachoeiras da área rebatizada com seu nome, a Cascatinha Taunay.
Além do Mirante da Cascatinha, o roteiro passa por locais como a Capela Mayrink, que abriga quadros de Portinari, e o Recanto dos Artistas, onde pintores costumavam se reunir.
Os guias também abordarão temas ligados à conservação ambiental, como a importância dos rios e matas ciliares, a preocupação com espécies invasoras e a reintrodução de animais da Mata Atlântica.
O visitante deve usar calçados fechados e confortáveis e levar pelo menos um litro de água para beber durante a caminhada, que dura aproximadamente duas horas. São trilhas leves que podem ser feitos por crianças a partir de 10 anos. Em caso de chuva forte, as atividades serão canceladas.

 

CASCATINHA TAUNAY
Integra o roteiro guiado dentro do parque que é um dos maiores do mundo

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados