Siga-nos

Meio ambiente

Parque do Nabuco sofre com chuvas.

Publicado

em

Um belo domingo de sol e um morador do Jabaquara resolve passear com seus filhos em um parque municipal. Mas, ao chegar lá, é surpreendido pelo estado de conservação da área que deveria proporcionar lazer e contato com o verde para as crianças. Árvores caídas, caçamba exposta em meio às trilhas, poças de água sob os brinquedos e equipamentos para ginástica, tanque de areia sujo…

A cena realmente aconteceu com Eliseu Rosendo Nuñez ao visitar, no final de fevereiro, o Parque do Nabuco, próximo à Avenida Cupecê, na divisa do Jabaquara com a Cidade Adhemar. Ele não teve dúvidas: fez inúmeras fotos para mostrar o abandono do Parque. Além da destruição de muitos dos aparelhos, ele também diz ter notado árvores doentes, com fungos, o que pode representar o risco de queda em caso de novos temporais.

“Eu já tinha percebido, há cerca de 1 ano, o descuido com a administração do parque, inclusive enviei reclamação para a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de SP, que sequer me respondeu e muito menos tomou qualquer providência”, diz ele.

Nuñez diz enteder que a nova administração da cidade começou há pouco tempo, o que explica que não houve tempo para alterações na gestão dos parques públicos. “Mas creio que o novos administradores dos parques e da Secretaria do Meio Ambiente já poderiam estar fazendo algo para melhorar a situação”, avalia. “Vou acompanhar nos próximos meses para poder elogiar ou criticar a nova administração da cidade e dos parques”, promete.

O Jornal São Paulo Zona Sul encaminhou as queixas do leitor à Secretaria do Verde e Meio Ambiente e só esta semana obteve resposta. Segundo a pasta, chuvas fortes que atingiram a cidade no dia 18 de fevereiro, causaram danos em grande parte do Parque Nabuco.

Entretanto, garante que já foram realizados serviços de podas emergenciais, limpeza da pista de caminhada, conserto de equipamentos e que o local está em pleno funcionamento e aberto aos frequentadores.

Por outro lado, a Secretaria diz que há ainda uma pequena área está isolada, pois há risco iminente de queda de galhos. E informou que profissionais estão trabalhando nesta remoção para liberar o local com a devida segurança aos usuários. A Secretaria não comentou planos futuros para melhorar o aspecto geral do parque e os cuidados preventivos com árvores.

 

Árvores caíram e poças d’água se formaram no Parque, no final de fevereiro. Prefeitura diz que fez manutenção, mas não comentou planos para recuperação futura da área

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Taysla

    13 de maio de 2014 at 11:56

    Eu moro perto do Parque do Nabuco a destruição foi horrivel eu lembro também, que demorou muito tempo para retirar as toras de árvores cortadas(para não atrapalhar a passagem), acho que todos os messes a Secretaria do Meio Ambiente devia vir, e fazer uma visita para ver como anda as árvores e até mesmo árvores na aquela área porque ha árvores por aqui…. Só dei a minha opinião!!!
    Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados