Siga-nos

Cultura

Orquestra Jazz Sinfônica se apresenta no Auditório Ibirapuera

Publicado

em

A Jazz Sinfônica está completando 25 anos de existência e, para marcar bem esta trajetória de valorização da arte e da cultura, vários eventos e apresentações especiais vem sendo promovidos.
No próximo fim de semana, dias 27 e 28 de novembro (sexta e sábado) o grupo se apresenta no Auditório Ibirapuera sob regência de João Maurício Galindo e Fábio Prado. No repertório, composições cujos arranjos foram especialmente escritos para a sinfônica.
Os ingressos têm preços populares, ideais para quem ainda não conhece o trabalho do grupo e poderá aproveitar o visual lindo e a acústica apurada do Auditório Ibirapuera: R$ 20 (meia a R$ 10). A classificação é para maiores de 10 anos.
História
Desde sua criação, em 1990, a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação é bastante singular, pois une a orquestra nos moldes eruditos a uma big-band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar. Essa característica tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.
Quem teve a primazia de transpor as melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim ou Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico foi Cyro Pereira, o grande maestro dos Festivais da Record da década de 1960 e fundador da orquestra. Ele foi o responsável por criar todo seu repertório fundamental. Depois dele, a Jazz Sinfônica formou uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham diariamente para a formação do seu repertório.
A lista de músicos brasileiros e internacionais que já dividiu o palco com a Jazz Sinfônica é imensa. Entre tantos, lembramos aqui os nomes de Tom Jobim, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, João Bosco, Toquinho, Ivan Lins, Dori e Danilo Caymmi, Paulinho da Viola, João Donato, Naná Vasconcelos, César Camargo Mariano, Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti, Zélia Duncan, Lenine, Maria Rita, Daniela Mercury, Naylor “Proveta”, Fabiana Cozza. Dentre os muitos intérpretes e compositores internacionais, citamos Joe Zawinul, do grupo Weather Report, John Pizzarelli, Turtle Island String Quartet, Jazz Composers Collective de Nova York, Jane Monheit, Diane Schuur, Richard Galliano, Dee Dee Bridgewater, Gonçalo Rubalcalba, Paquito d’Rivera, Ray Lema.
O Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo é João Maurício Galindo e Fábio Prado é seu regente assistente.
Desde janeiro de 2012, a Jazz Sinfônica é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.
Serviço
As apresentações acontecem às 21h, com duração aproximada de 90 minutos. A bilheteria do Auditório Ibirapuera abre de sexta e sábado das 13h às 22h, domingos das 13h às 20h. Informações: 3629-1075 ou email info@auditorioibirapuera.com.br. Os ingressos podem ser adquiridos também pelo site www.ingressorapido.com.br, com taxa de conveniência.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados