Siga-nos

Ecourbis

Opções simples podem tornar encontros familiares mais sustentáveis

Publicado

em

Qualquer evento, festa ou encontro familiar pode ser momento de trocar informações e de repensar hábitos.

Há algumas dicas para quem quer celebrar datas especiais sem recorrer a práticas que podem ser prejudiciais à cidade, ao meio ambiente.

Em geral, esses encontros são marcados pelo excesso de comida. Mas a mesa farta não precisa ser sinônimo de desperdício.

A primeira dica é confirmar exatamente o número de pessoas que vai comparecer ao encontro. Ainda que haja alguma diferença, não será responsável por uma sobra que acabe no lixo. Além disso, ao final do encontro, distribua os alimentos entre as pessoas para que levem às suas casas e possam aproveitar nos dias seguintes. Uma boa alternativa, aliás, é usar potinhos de embalagens reaproveitadas: potes de sorvete, manteiga ou outros de plástico que tenha em casa e que sequer precisam ser devolvidos.

Valorize o encontro e a experiência, inclusive com as crianças. Na recém celebrada Páscoa, por exemplo, aquelas brincadeiras de procurar o ovo ou o chocolate são ótimas para estimular as crianças e podem valer muito mais diversão do que a distribuição de brindes de plástico que acabam sendo descartados no dia seguinte.

Se a ideia for presentear as crianças com brinquedinhos ou pelúcias, aliás, procure itens que tenham durabilidade e possam ser usados pelas crianças por longos prazos, até mesmo trocados entre elas.

Outra boa alternativa é procurar valorizar o comércio local e comprar os produtos de supermercados, quitandas, chocolaterias, além de artesãos e empreendedores individuais do seu bairro, movimentando a economia regional.

Lembre-se que evitar excessos começa no planejamento das compras e evite sacolinhas de papel ou plástico. Se possível, compre itens também a granel e recuse bandejinhas de isopor, que são de difícil reciclagem.

Durante o almoço em família, evite o uso de descartáveis. Prefira pratos, talheres e guardanapos tradicionais, para reduzir a geração de lixo.

Usou garrafas pet de refrigerantes, sucos, água, óleo e outros itens para o almoço? Latinhas de suco, cerveja e refrigerante? Garrafas de vidro long neck? Caixas de papelão que embalam os ovos? Separe todos esses recicláveis e enxágue. Depois, pode ensacá-los todos juntos – não é necessário separar por tipo – e direcionar para a coleta seletiva. Lembre-se que papeis sujos – como guardanapos ou caixas engorduradas – não podem ser reciclados nem devem ser misturados ao material limpo.

Para saber o horário e data em que a coleta seletiva é feita em sua rua, basta acessar: https://www.ecourbis.com.br/coleta/index.html. Ou procure Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e contêineres de reciclagem no condomínio para destinar corretamente essas embalagens todas para a reciclagem. A coleta seletiva e também a coleta de lixo tradicional são serviços prestados pela concessionária Ecourbis, nas zonas sul e leste da cidade de São Paulo.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados