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Obras no pátio Água Espraiada vão se estender pela madrugada

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O Metrô de São Paulo e o Consórcio Monotrilho Pátio, consórcio responsável pela construção do Pátio de Estacionamento e Manobras Água Espraiada da Linha 17-Ouro em sistema Monotrilho, informaram esta semana que, a partir da próxima quarta, dia 15, as obras vão se estender pela madrugada.
Os trabalhos em jornadas ininterruptas vão acontecer de segunda a sábado, dividindo-se em três turnos, um deles das 22h às 06h.
A empresa diz estar empenhada em atenuar os danos à população e alega vai que tomar medidas mitigadoras de impactos, como garantir a manutenção periódica dos equipamentos, atenuação do sinal sonoro dos caminhões e guindastes, e orientação aos dos funcionários quanto aos comportamentos durante as atividades noturnas.
O Pátio está sendo construído na região das ruas Lacônia, Ática e Lacedemônia.
Na semana passada, em visita as obras de outra linha de metrô em expansão, o governador Geraldo Alckmin confirmou que as obras do monotrilho, inicialmente previstas para conclusão antes da Copa no Brasil, em 2014, estão atrasadas e só devem estar concluídas em 2017.
A construção de um pátio de manobras sobre um piscinão seria justamente um dos fatores de atraso, pela complexidade dos trabalhos. Isto significa, portanto, que as obras durante a madrugada na região devem se estender por três anos – pelo menos.
Há um canal de comunicação para a comunidade local.
A Central de Relacionamento com a Comunidade Linha 17-Ouro fica na Rua Bernardino de Campos, 1624 – telefone 5041 2610 e funciona diariamente das 8h às 17h. No período noturno, em caso de emergência, atende pelo telefone 7750 9061. Outra forma de entrar em contato é pelo email sac@consorciomonotrilho.com.br
Já a Coordenadoria de Atendimento à Comunidade – CAC do metrô atende pelos telefones: 3371-7525 (Claudia); 3371-7521 (Elizabete); 3371-7519 (Duca); 3371-7520 (Jonatas); e 3371-7524 (Jakeline); em horário comercial
Trajeto
A Linha 17- Ouro vai ligar o Jabaquara ao Morumbi, mas atualmente, está em construção apenas o primeiro trecho do monotrilho da Linha 17 – Ouro, entre o aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9- Esmeralda da CPTM. Este primeiro trecho tem 7,7 quilômetros de extensão e oito estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi).
Estão em execução os blocos de fundação, os pilares, os capitéis (apoio das vigas de rolamento) e o lançamento das vigas da via permanente (do trecho Estação Congonhas até Marginal Pinheiros), além do Pátio Água Espraiada e das 8 estações do trecho.
Não há previsão para início das obras no trecho Jabaquara e a conclusão prometida para 2017 é apenas do trecho já em andamento. Quando concluída, a linha contará com 17,6 km de extensão e 18 estações. A demanda total prevista Jabaquara – Congonhas – São Paulo/Morumbi será de 420.290 mil passageiros/dia e o investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões.
Há 1.200 trabalhadores na obra física, mais aqueles que estão trabalhando na construção dos trens. A linha terá uma frota de 24 trens. A execução das obras foi dividida em três trechos: o primeiro, em obras na Avenida Jornalista Roberto Marinho, terá 7,7 km de extensão e possibilitará a conexão entre o Aeroporto de Congonhas e a rede metroferroviária por meio da Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Somente neste trecho a previsão é transportar 97,8 mil passageiros por dia, em média.
A opção pelo monotrilho para a Linha 17-Ouro levou em consideração, segundo o metrô, a demanda de passageiros na região, além de seu menor custo de implantação e prazo mais curto para a construção em relação ao metrô convencional. A construção de ciclovia, junto com o plantio de árvores, vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar.

 

O monotrilho só deve ficar pronto em 2017 e as obras durante a madrugada vão se estender até lá

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