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Trânsito

Obras da linha 5 do metrô aceleram com implantação de segundo “tatuzão” perfurando túneis

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Na última segunda-feira, dia 4, um segundo “tatuzão” começou a fazer escavações nas obras de extensão da Linha 5 – Lilás, do metrô. Em setembro, um destes gigantes aparelhos havia sido instalado no posto Bandeirantes e, agora, o outro passa a abrir os túneis a partir de um ponto em Santo Amaro, na Rua Conde de Itú.

O shield, que pesa 720 toneladas, foi instalado onde ficará a futura estação Adolfo Pinheiro. “É uma grande obra de engenharia, e tudo isso possibilita de 600 a 700 mil passageiros a mais por dia na Linha 5-Lilás do Metrô”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O governo informou que esta é a primeira vez na história em que duas tuneladoras trabalham ao mesmo tempo em uma mesma linha.

Responsável pela construção dos túneis, o shield é uma máquina capaz de avançar em média 15 metros por dia sob a terra. Enquanto o primeiro tatuzão instalado na Bandeirantes fará abertura do trajeto até a Chácara Klabin, o segundo abrirá caminho da estação Adolfo Pinheiro até o Campo Belo.

Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala anéis de revestimento concreto, deixando o túnel totalmente pronto para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações. “O nível de segurança para uma obra urbana com o Shield é muito grande. O risco de depressões e de parar a obra é menor”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A Linha 5-Lilás do Metrô já possui 8,4 quilômetros de extensão e seis estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze). Após sua expansão, terá mais 11,5 quilômetros de túneis e 11 novas estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin).

Há ainda uma expansão prevista até o bairro Jardim Ângela, onde deve haver uma estação de nome homônimo, das estações Parque Santo Dias e São José, mas ainda sem prazo para obras.

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