Siga-nos

Meio ambiente

o que são poluentes orgânicos persistentes?

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Mundialmente, este termo é tão conhecido que se tornou uma sigla: os POP’s – Poluentes Orgânicos Persistentes – não deveriam mas estão ainda na vida de milhões de pessoas por todo planeta. Agora, o Brasil apresentou um Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistente, reunindo medidas de controle relacionadas ao uso, à produção, à importação, à exportação e ao disposição final dessas substâncias.
Em síntese, os POPs se caracterizam por serem altamente tóxicos, por permanecerem no ambiente por muito tempo e por serem bioacumulativo (se acumulam nos organismos) e biomagnificados, ou seja, com alto poder de toxidade mesmo sem interação com outros produtos químicos. Além disso, acarretam reflexos como disfunções hormonais, neurológicas e reprodutivas.
A Convenção de Estocolmo estabeleceu, em 2004, que os países-membros adotem medidas para a eliminação ou redução desses poluentes, para redução de agressões ao meio ambiente e à saúde humana. Entre eles, está o Brasil. “Os produtos químicos são parte integrante do cotidiano de milhões de pessoas, tornando suas vidas mais produtivas e confortáveis, mas há substâncias tóxicas que se transportam por longas distâncias, como os POPs”, esclarece o gerente de Segurança Química do MMA (Ministério do Meio Ambiente), Alberto Rocha.
Apesar de proibidos no Brasil por serem cancerígenos e difíceis de se degradar na natureza, os POPs ainda estão presentes no mercado e a população está exposta a seus efeitos. A maioria está relacionada a agrotóxicos, uso pela indústria e subproduto da queima de lixo e da siderurgia.
Entre as várias medidas previstas, o plano descreve ações dos estados a serem desenvolvidas, em parceria pelo governo federal, para a identificação e destinação adequada dos estoques de agrotóxicos POPs existentes e campanhas para banimento completo desses venenos. Mas as tarefas não se restringem ao governo e ao setor agrícola, pois a indústria também deve adotar as melhores práticas ambientais e melhores técnicas disponíveis para eliminar os POPs, assim como buscar alternativas menos tóxicas.

 

MERCÚRIO
É um exemplo de poluente que persiste na natureza e no organismo de seres vivos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados