Siga-nos

Meio ambiente

O que fazer com pequenas quantidades de entulho?

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Há, na cidade de São Paulo, mais de 3 mil pontos de descarte irregular de entulho. São calçadas, terrenos e até praças onde são despejados restos de construção e reforma que, mesmo em pequenas quantidades, comprometem a limpeza urbana e até a estética da cidade.
Mas, como a população pode descartar corretamente este material, sem correr o risco de multa? Afinal, vale lembrar, se for flagrado abandonando entulho em locais públicos, o munícipe pode ser multado em mais de 10 mil reais e responder por crime ambiental.
Muitos moradores, entretanto, desconhecem que este descarte pode ser feito de forma regular, gratuita e simples.
Cada imóvel pode encaminhar até 50kg de entulho através da coleta domiciliar convencional, por dia, desde que o material esteja adequadamente acondicionado em sacos resistentes e destinados a resíduos das atividades de reformas, facilmente encontrado em casas de material de construção
Outra opção bastante simples e ainda mais adequada é levar o material até os chamados Ecopontos. Há 85 deles espalhados pelas diferentes regiões da cidade e funcionam todos os dias: de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.
O descarte nestas unidades também é feito gratuitamente e cada morador pode levar até um metro cúbico diário de resíduos da construção, madeiras, podas de árvores e outros grandes objetos inservíveis. A quantidade máxima diária por pessoa é equivalente a uma caixa d’água de mil litros ou a 25% de uma caçamba de entulho.
Os ecopontos recebem também materiais recicláveis e há caçambas específicas para cada tipo de material. As unidades não recebem orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos.
Endereços de todas as unidades e mais orientações estão disponíveis na página da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb):
goo.gl/fnb8Jq. Mais informações também pelo telefone 0800-7777156.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados