Siga-nos

Pets

O animal de estimação e o veterinário

Publicado

em

A partir do momento em que você decide adquirir um animal de estimação, deve também adquirir a consciência de que esse animal tem uma vida própria independente do dono e merece a atenção e cuidados necessários a seu bem-estar e felicidade.

O veterinário é um companheiro indispensável nesse projeto de união entre seres humanos e animais que, com certeza, irá trazer inúmeros benefícios para a vida de todos os participantes dessa nova relação.

É o veterinário que indicará qual o melhor esquema de vacinação, que defenderá seu animal de estimação contra as várias doenças infecto-contagiosas, algumas mortais, que existem na natureza.  Se você adquiriu um filhote, deve ter em mente que a proteção natural que ele recebeu da mãe vai desaparecer a partir do desmame.  O melhor período para início do esquema de vacinação para um filhote é identificado pelo veterinário, a partir do exame clínico e histórico de vida deste filhote.  Mesmo quando se adquire um animal já adulto, ele está vulnerável a algumas patologias que podem ser evitadas através da vacinação.

Outra forma de prevenção de doenças que não deve ser negligenciada é a vermifugação.  Todas as espécies animais são suscetíveis a algum tipo de parasita, que podem enfraquecer a saúde do portador, e em consequência até levá-lo a morte. A forma de identificar a presença de parasitas e a sua eliminação pode ser realizada prontamente pelo seu Veterinário.

Hoje o veterinário está perfeitamente apto para cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação.  É através da higiene bucal periódica especializada que se pode manter a perfeita condição dos dentes e da gengiva.  Os novos equipamentos existentes garantem a perfeita higienização e limpeza dos dentes, e o auxílio de um cuidado adequado na realização da anestesia, rotineiramente uma anestesia geral, deve acompanhar o procedimento para garantir o bom resultado e o bem estar do animal.

Outro tópico muito importante, que é  da responsabilidade de todos os proprietários de animais de estimação, é a prevenção da reprodução indesejada, responsável pelo sacrifício de inúmeras vidas, quer seja pelo abandono ou mesmo pela morte intencional promovida por métodos pouco humanitários.  Portanto, o veterinário pode contribuir para o controle da natalidade indesejada através da esterilização de machos e fêmeas que não serão utilizados para fins reprodutivos, ou seja, o comércio de filhotes.  É um procedimento exclusivamente realizado por veterinários, que seguirá técnicas estritamente regulamentadas e fiscalizadas por órgãos competentes.

Esperamos que, neste breve discurso, um pouco da importância do trabalho conjunto entre  animal de estimação e veterinário tenha sido demonstrado, sendo que os serviços que um veterinário pode realizar ultrapassam em muito este pequeno artigo, e desejamos que você descubra muito mais através do relacionamento com o seu veterinário, absolutamente um amigo do seu melhor amigo.

Keiji Sato – CRV-SP 4962

Veterinário responsável pela Clínica e Pet Shop Cão Quilate

Av. Bosque da Saúde, 1568

Telefone: 2577-8110

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados