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Transporte

Número de passageiros na Linha 5 vai triplicar

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A previsão é de que a estação Adolfo Pinheiro, primeira a ser concluída na expansão da Linha 5 – Lilás, entre em funcionamento ainda este ano. É bem verdade que os prazos foram descumpridos várias vezes, mas o metrô divulga que o ritmo das obras está intenso – não só na Linha 5, que faz parte do primeiro lote, como nos demais sete.
Estão em andamento os serviços do lote 2 (estações Alto da Boa Vista e Borba Gato e dois poços de ventilação), do lote 3 (estação Brooklin, três poços de ventilação, um poço e dois túneis singelos), lote 4 (estação Campo Belo e um poço de ventilação), lote 5 (estações Eucaliptos e Moema e um poço de ventilação), lote 6 (estações AACD-Servidor e Hospital São Paulo, um poço de ventilação e um estacionamento de trens), lote 7 (estações Santa Cruz e Chácara Klabin, três poços de ventilação e um túnel duplo) e lote 8 (pátio de manutenção e manobras Guido Caloi).
O trecho prolongado totaliza 11,5 km e 11 estações e previsão de conclusão para daqui dois anos. A estimativa é que a demanda diária triplique, passando dos atuais 250 mil para 771 mil usuários. Para atender o novo trecho, a empresa já adquiriu 26 novos trens.
A linha foi anunciada pelo metrô há 23 anos, em um projeto inicial que seria modificado. Depois, em 2002, foi finalmente inaugurado um primeiro trecho, entre o Capão Redondo e o Largo 13, mas sem integração à malha metroviária da cidade, o que tornou a linha subutilizada.
O traçado completo atenderá hospitais, parques, equipamentos públicos, shopping centers e áreas comerciais. Serão 11 estações: 11 estações: Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
As novas paradas têm sido projetadas para garantir não apens um visual moderno, como também acessibilidade e sustentabilidade.
Na estação Adolfo Pinheiro, por exemplo, as coberturas dos acessos serão estruturas metálicas, preenchidas com vidro, que possibilitarão a entrada de luz e ventilação naturais, resultando em economia de energia. Contará com elevador, rampas de acesso, sanitários exclusivos, piso tátil e comunicação em Braille. Na área externa, haverá intervenções no viário, com alargamento do calçamento e trabalhos paisagísticos.
Novo trecho
O metrô também anunciou recentemente que a Linha 5 será expandida em direção ao extremo sul da cidade, porém não há prazos definidos para que isto aconteça. A ampliação irá da estação Capão Redondo até o bairro de Jardim Ângela, com mais 3,7 quilômetros de extensão e três estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela.

 

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2 Comentários

2 Comments

  1. Flavio

    26 de março de 2013 at 15:34

    Estou na maior torcida do mundo que sejam concluídas estas obras..Serão extremamente úteis ao povo que utiliza o metrô, sem contar que MILHARES de automóveis irão ficar em casa…melhorará o ar e a qualidade de vida de milhares de pessoas.

  2. Walter

    11 de junho de 2013 at 17:36

    Se o metrô ficar lotado, tendo que esperar 5, 6 trens passarem pra eu conseguir entrar, é óbvio que prefiro ficar no congestionamento, mas pelo menos estou no conforto do meu carro, com ar-condicionado e longe do empurra-empurra da boiada que anda de metrô.

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